Centro Empresarial de Jaraguá do Sul

Diretor da KPMG fala sobre perspectivas de negócios para 2017 em reunião no Centro Empresarial

09 Mar 2017 - 20h05
Iniciativa do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, a palestra é aberta ao público em geral, com entrada gratuita, e ocorrerá no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, às 18 horas. Em manifestação recente durante encontro na sede da FIESC, onde falou a empresários catarinenses, Eduardo Navarro destacou as dificuldades econômicas do Brasil, refletindo que é a crise mais severa desde a década de 1990. Ao apresentar um gráfico de resultados negativos do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas geradas), disse que a recuperação será muito lenta e que somente a partir de 2020 os resultados poderão ser revertidos com maior intensidade.

O consultor disse ainda que 2017 será um ano de muitos pedidos de recuperação judicial e falências, citando que além do cenário macroeconômico continuar morno para os negócios muitas empresas estão endividadas. "É um ponto que tem nos preocupado muito. Temos nos deparado com situações em que empresas boas, com bons produtos e serviços, estão com uma situação financeira desafiadora. Na prática, 2017, embora tenha recuperação dos indicadores, pode ser um ano em que muitas empresas podem entrar em recuperação judicial", ponderou.

Eduardo Navarro entende que o ano também deverá ser mais competitivo, destacando que as multinacionais enxergam a crise brasileira como cíclica e voltam a olhar para o mercado interno brasileiro com apetite, o que pode acirrar a disputa por clientes e negócios no país. Na avaliação de cenários, vê chances de crescimento para quem aposta na área de infraestrutura e no potencial de consumo do brasileiro. Com projetos de privatização e concessões previstos pelos governos, há espaço para empresas que atuam na área de rodovias, aeroportos e obras estruturantes. "O otimismo do brasileiro também será fundamental para alavancar vendas no mercado interno".

Outros temas da plenária

Na plenária também haverá um relato das atividades dos Conselhos e Comitês que contam com representantes da ACIJS, apresentado pelo advogado Frederico Hulbert, consultor jurídico da entidade.

A programação da ExpoGestão 2017, que ocorrerá de 9 a 11 de maio em Joinville, reunindo feira de negócios, exposição e workshops sobre gestão corporativa, será apresentada pelo executivo Alonso José Torres.

E no espaço dedicado a assuntos da comunidade, Vicente Donini, presidente do Conselho de Administração do Hospital São José, dará um relato de prestação de contas da entidade.

A plenária é realizada no Centro Empresarial, às 18h, e é aberta a empresários, profissionais, estudantes e comunidade em geral.

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral