Mês do Trânsito - Rádio
Geral

Diretor da Fecomércio avalia pesquisa sobre otimismo dos brasileiros

27 Mar 2012 - 13h19



A classe C recebeu mais 2,7 milhões de brasileiros em 2011, vindos da classe DE. Além disso, a classe AB cresceu, com a entrada de 230 mil pessoas vindas da classe C, de acordo com a pesquisa O Observador 2012, é uma pesquisa feita pelo sétimo ano seguido pela Cetelem BGN em conjunto com o instituto Ipsos de pesquisa de opinião. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, em 2011, a classe C representava 54% da população brasileira, em comparação a 34% em 2005, quando o levantamento começou a ser realizado no País. Já a classe DE teve movimento inverso, passando de 51% da população em 2005 para 24% em 2011.

Imobiliária Coralli


A pesquisa mostrou também que os brasileiros continuam otimistas em relação ao futuro da economia. Metade dos entrevistados acredita que o Brasil fechará este ano em situação melhor do que em 2011.

A pesquisa também revelou que os brasileiros estão gastando menos e priorizando investimentos.

De acordo com a pesquisa, a intenção de compra de móveis e eletrodomésticos foi a que mais cresceu entre todos os bens. A seguir, aparecem lazer/viagem, telefone celular, TV/HI-Fi e vídeo, computador doméstico, decoração, carro, ferramentas, propriedades, moto e equipamentos esportivos.

Chama também a atenção o aumento na intenção de compra de propriedades pela classe DE. A pesquisa aponta um novo crescimento na pretensão de aquisição de propriedades à vista. Na classe AB é maior a intenção de pagamento à vista de imóveis. A pesquisa também indica crescimento na pretensão de pagamento à vista de carros em 2012.


A inclusão da classe C na faixa de consumidores é para o diretor da Federação do Comércio de Santa Catarina, Marcos Azuah, um dos fatores que mais explica o bom momento do comércio, que hoje representa, junto com turismo e serviço, 60% do PIB catarinense.

[jwplayer mediaid="78660"]

(ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ)

Matérias Relacionadas

Segurança

Motociclista sem habilitação se envolve em colisão no bairro Vila Lenzi

No local estava presente somente a condutora do carro, sendo que o motociclista havia sido levado para atendimento no Hospital São José
Motociclista sem habilitação se envolve em colisão no bairro Vila Lenzi
Trânsito

Caminhão roubado no Rio de Janeiro em 2015 é recuperado em Itapema

Caminhão roubado no Rio de Janeiro em 2015 é recuperado em Itapema
Saúde

Confira quais são os bairros de Jaraguá com mais casos da Covid-19

Pelo menos 122 pacientes seguem em tratamento no município
Confira quais são os bairros de Jaraguá com mais casos da Covid-19
Esportes

Pandemia adia Corrida de São Silvestre para maio do ano que vem

Tradicionalmente em 31 de dezembro, prova terá duas edições em 2021
Pandemia adia Corrida de São Silvestre para maio do ano que vem
Ver mais de Geral