dengue
Geral

Diretor da Fecomércio avalia pesquisa sobre otimismo dos brasileiros

27 Mar 2012 - 13h19



A classe C recebeu mais 2,7 milhões de brasileiros em 2011, vindos da classe DE. Além disso, a classe AB cresceu, com a entrada de 230 mil pessoas vindas da classe C, de acordo com a pesquisa O Observador 2012, é uma pesquisa feita pelo sétimo ano seguido pela Cetelem BGN em conjunto com o instituto Ipsos de pesquisa de opinião. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, em 2011, a classe C representava 54% da população brasileira, em comparação a 34% em 2005, quando o levantamento começou a ser realizado no País. Já a classe DE teve movimento inverso, passando de 51% da população em 2005 para 24% em 2011.


A pesquisa mostrou também que os brasileiros continuam otimistas em relação ao futuro da economia. Metade dos entrevistados acredita que o Brasil fechará este ano em situação melhor do que em 2011.

A pesquisa também revelou que os brasileiros estão gastando menos e priorizando investimentos.

De acordo com a pesquisa, a intenção de compra de móveis e eletrodomésticos foi a que mais cresceu entre todos os bens. A seguir, aparecem lazer/viagem, telefone celular, TV/HI-Fi e vídeo, computador doméstico, decoração, carro, ferramentas, propriedades, moto e equipamentos esportivos.

Chama também a atenção o aumento na intenção de compra de propriedades pela classe DE. A pesquisa aponta um novo crescimento na pretensão de aquisição de propriedades à vista. Na classe AB é maior a intenção de pagamento à vista de imóveis. A pesquisa também indica crescimento na pretensão de pagamento à vista de carros em 2012.


A inclusão da classe C na faixa de consumidores é para o diretor da Federação do Comércio de Santa Catarina, Marcos Azuah, um dos fatores que mais explica o bom momento do comércio, que hoje representa, junto com turismo e serviço, 60% do PIB catarinense.

[jwplayer mediaid="78660"]

(ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ)

Matérias Relacionadas

Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Geral

Compra e venda de veículo: a importância do contrato

Confira as dicas
Compra e venda de veículo: a importância do contrato
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Ver mais de Geral