Unimed - Capa
Geral

Diretor da Fecomércio avalia pesquisa sobre otimismo dos brasileiros

27 Mar 2012 - 13h19



A classe C recebeu mais 2,7 milhões de brasileiros em 2011, vindos da classe DE. Além disso, a classe AB cresceu, com a entrada de 230 mil pessoas vindas da classe C, de acordo com a pesquisa O Observador 2012, é uma pesquisa feita pelo sétimo ano seguido pela Cetelem BGN em conjunto com o instituto Ipsos de pesquisa de opinião. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, em 2011, a classe C representava 54% da população brasileira, em comparação a 34% em 2005, quando o levantamento começou a ser realizado no País. Já a classe DE teve movimento inverso, passando de 51% da população em 2005 para 24% em 2011.


A pesquisa mostrou também que os brasileiros continuam otimistas em relação ao futuro da economia. Metade dos entrevistados acredita que o Brasil fechará este ano em situação melhor do que em 2011.

A pesquisa também revelou que os brasileiros estão gastando menos e priorizando investimentos.

De acordo com a pesquisa, a intenção de compra de móveis e eletrodomésticos foi a que mais cresceu entre todos os bens. A seguir, aparecem lazer/viagem, telefone celular, TV/HI-Fi e vídeo, computador doméstico, decoração, carro, ferramentas, propriedades, moto e equipamentos esportivos.

Chama também a atenção o aumento na intenção de compra de propriedades pela classe DE. A pesquisa aponta um novo crescimento na pretensão de aquisição de propriedades à vista. Na classe AB é maior a intenção de pagamento à vista de imóveis. A pesquisa também indica crescimento na pretensão de pagamento à vista de carros em 2012.


A inclusão da classe C na faixa de consumidores é para o diretor da Federação do Comércio de Santa Catarina, Marcos Azuah, um dos fatores que mais explica o bom momento do comércio, que hoje representa, junto com turismo e serviço, 60% do PIB catarinense.

[jwplayer mediaid="78660"]

(ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ)

Matérias Relacionadas

Geral

Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci

A causa da morte não foi divulgada pela família. 
Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci
Geral

Morre Francisco, pai dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano

Ele estava internado em um  hospital particular em Goiânia há 14 dias
Morre Francisco, pai dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano
Geral

Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 

Recurso administrativo requer alteração de projeto
Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 
Geral

Portarias do Estado liberam uso de provadores e cursos livres para menores de 14 anos

A autorização para a prova de roupas, acessórios, bijuterias e calçados foi autorizada pela portaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) 883/2020, publicada na terça-feira (17)
Ver mais de Geral