transito
Geral

Diocese de Joinville define regras para encontros, sacramentos e eventos até o fim deste ano

22 Jun 2020 - 11h01Por Da Redação

A Diocese de Joinville publicou uma nota com as orientações para a realização de eventos, encontros, batismo, catequese, casamento, crisma e outros sacramentos que valem até o fim deste ano. As determinações seguem as recomendações da Confederação Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) e também as normas sanitárias vigentes em razão da pandemia do novo coronavírus.

Os batismos por exemplo já estão liberados assim como os casamentos. Mas são necessários alguns cuidados especiais como por exemplo o padre não deve tocar na criança durante o batizado. A água abençoada na pia batismal deve ser usada apenas para um único batismo e quando houver mais que um, deve ser retirada a quantidade necessária para cada um. Já com relação aos noivos, eles podem ficar sem as máscaras durante a cerimônia desde que mantenham a distância dos convidados. A quantidade de pessoas dentro da igreja é a mesma das demais Missas, 30% da ocupação total e também continua em vigor a obrigatoriedade de distanciamento. Os convidados devem usar a máscara durante todo o tempo que estiverem na igreja.

Já a partir do mês de agosto, os padres poderão organizar grupos menores de crianças para receberem a Primeira Eucaristia. O sacramento será feito com os catequizandos que estiverem preparados, desde que os pais desejem que seja neste período. Já a Crisma que normalmente é feita pelo bispo diocesano, desta vez também terá alteração. Os padres poderão realizar, observando as normas definidas pela diocese como uma quantidade menor de adolescentes, capacidade máxima da igreja, entre outras. É importante também que as equipes de fotógrafos e filmagem que farão as coberturas dessas celebrações estejam atentas às regras de segurança em saúde.

A catequese retorna depois que as aulas forem liberadas pelo governo. Por enquanto, as famílias podem realizar os encontros em casa seguindo o tema proposto no manual para aquela semana.

Algumas festas realizadas pelas igrejas também são tradicionais nas comunidades. A modalidade permitida para a realização de qualquer evento é a drive-thru ou delivery. Contudo, a paróquia ou comunidade deve consultar a autoridade sanitária e demais órgãos municipais para obter a devida autorização e orientações a observar na realização do evento.

Conforme a igreja já havia anunciado, os encontros com noivos e a Catequese Batismal devem ser realizados na igreja ou salão paroquial, em espaço ventilado e adequado, seguindo as regras de distanciamento e uso de máscara. Caso os participantes tenham filhos, estes não devem estar no encontro, exceto crianças em fase de amamentação. A orientação para o encontro com os noivos é de que participem no máximo dez pessoas, incluindo os assessores do encontro. 

Além disso, as reuniões de pastorais e movimentos devem ser feitas pelos meios eletrônicos. Se for imprescindível alguma presencial, a Diocese de Joinville também definiu regras que devem ser seguidas pelos organizadores. Todas as normas que valem até o fim deste ano podem ser acessadas no site diocesejoinville.com.br.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral