dengue 2
Geral

Dilma vê 'insensatez' e 'ameaça global' em crise econômica

29 Jul 2011 - 11h32

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira, durante reunião presidencial da Unasul (União Sul-Americana de Nações) em Lima, no Peru, que a "insensatez" e a "incapacidade política" dos Estados Unidos e da União Europeia para resolver seus problemas econômicos são uma "ameaça global".


Os países do organismo acordaram realizar na semana que vem na capital peruana uma reunião extraordinária de ministros da Fazenda e presidentes dos Bancos Centrais para discutir medidas conjuntas contra a crise. Nos dias 10 e 11, os representantes terão novo encontro em Buenos Aires sobre o tema.

A Unasul convidará o México na próxima fase de consulta para dar maior peso às decisões, explicou a presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

A presidente Dilma também se referiu ao problema cambial. Ela reclamou do "mar extraordinário de liquidez" que flui de países desenvolvidos aos emergentes em busca de rentabilidade e provocam "desequilíbrio cambial".

Também atacou os produtos industriais dos países desenvolvidos que "alagam" a região.

Na quarta-feira, para contar a maior valorização do real em 12 anos, o Ministério da Fazenda baixou medida provisória que aumenta os poderes do governo regular as operações com dólar no mercado futuro --onde as operações financeiras são liquidadas com diferenças de semanas ou meses- e que tem e influência para a formação dos preços no mercado à vista. Também aumenta a taxação de IOF incidente sobre os negócios com a moeda.


"Temos de nos defender da imensa do fantástico do extraordinário mar de liquidez que se dirige às nossas economias buscando a rentabilidade que não tem nas suas", disse Dilma.

"Não podemos incorrer no erro de comprometer tudo que conquistamos, não porque quiséssemos ou pelos erros que cometêssemos, mas pelos efeitos da conjuntura internacional desequilibrada", continuou.

A reunião da Unasul aconteceu após a cerimônia de posse do presidente do Peru, Ollanta Humala.

Fonte: Folha SP

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral