dengue 2
Geral

Dilma desembarca no Peru para tratar de crise dos países ricos

28 Jul 2011 - 11h22

Com mais de uma hora de atraso, por causa de um vento de mais de 140 quilômetros por hora que enfrentou no caminho, a presidente Dilma Rousseff desembarcou em Lima, Peru, para participar da cerimônia de posse do novo presidente peruano, Ollanta Humala, e da reunião da Unasul, marcada para a tarde desta quinta-feira, 28, para discutir a necessidade de integração da região, diante dos problemas econômicos enfrentados por Estados Unidos e países da União Europeia. A presidente não quis conversar com a imprensa na sua chegada.

 

Dilma permanece menos de 24 horas no País e participa não só das duas solenidades de posse e transmissão do cargo, no Congresso e no Palácio de Governo, na manhã desta quinta-feira. Depois, comparece ao almoço com os 14 presidentes que confirmaram presença no evento e da reunião da Unasul, quando o Peru vai reiterar a sua disposição de defender a integração do continente.


O assessor internacional da presidente Dilma, Marco Aurélio Garcia, em entrevista, ao chegar ao hotel onde a comitiva ficará hospedada, citou a importância da realização da reunião da Unasul neste momento em que os Estados Unidos e a Europa estão enfrentando graves problemas econômicos e salientou que, por isso mesmo, é preciso fortalecer a integração da região. "Não se pode omitir os fatos de que uma crise nos países centrais vai ter consequências sobre nós. Portanto, a unidade da região é fundamental", disse ele, lembrando que problemas econômicos que estão sendo enfrentados pelos Estados Unidos e Europa certamente estarão no cenário da reunião da Unasul.

"Não só a situação dos Estados Unidos, que evidentemente tem uma incidência maior sobre a região, mas também a situação europeia porque se tivermos um movimento de recessão muito forte por mais autossuficiente que nos sejamos, por mais que estejamos apostando, acertadamente no mercado interno, é obvio que, sobretudo aqueles países que estão mais centrados nas exportações e o Peru é um deles vão se ver comprometidos e vão ter de fazer uma reorientação", observou.

Segundo Marco Aurélio, estes movimentos reforçam a aposta brasileira do governo da importância do mercado sul americano. "Aqueles que pensavam no passado que a grande solução era aliança com países desenvolvidos em termos comerciais estão se dando conta, aos poucos, que talvez o nosso futuro esteja aqui ou em outros países emergentes como a China ou a Índia", declarou. Para Marco Aurélio, "o continente tem de estar preocupado com a situação mundial porque estamos assistindo modelos econômicos derretendo e com riscos muito grandes para os países que estão se saindo bem no momento atual, a despeito de tudo isso", disse, referindo-se ao Brasil. Ele afirmou ainda que não haverá discussão de questões aduaneiras na reunião da Unasul.

Segundo Marco Aurélio, a presença da presidenta na posse é importante porque Humala elegeu-se com um programa muito sintonizado com as mudanças que estão ocorrendo na América do Sul e no Brasil em particular. "Nós temos de associar crescimento com distribuição de renda, Não basta só crescer e a população ficar aos Deus dará", disse Marco Aurélio, que se referia à intenção dos peruanos de reforçarem o seu programa de apoio às populações carentes do país.


Hoje, 481 mil famílias peruanas recebem o bolsa família local que se chama Juntos. Mas, o programa tem graves problemas de irregularidades com duplo cadastramento de pessoas atendidas. O Peru quer ajuda do Brasil para importar o modelo de cadastro único de benefício e quer encontrar uma porta de saída para as famílias atendidas. Hoje, 34% da população do país, que é de 30 milhões de habitantes vive em situação de pobreza extrema.

Fonte: Folha SP

 



Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral