Premix Concreto
Geral

Dia do Pedal é realizado em 22 cidades de Santa Catarina

02 Mai 2012 - 13h17

O Dia do Trabalhador é comemorado de forma mais saudável pelos participantes do Dia do Pedal, passeio ciclístico realizado durante esta terça-feira em 22 cidades de Santa Catarina. Esta foi a terceira edição do evento, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente.


Este ano houve a participação de pelo menos 10 mil ciclistas, segundo a organização, que fizeram os circuitos pelos pontos turísticas de cada município. Em Laguna, no Sul do Estado, os participantes passaram pelo centro histórico e costearam a orla da Praia do Mar Grosso.

Em Joinville, a pedalada teve início às 9h, na sede do Sesc, e seguiu pela Beira-Rio em direção a pontos turísticos, como o Museu Nacional de Imigração e Colonização e a rua das Palmeiras.

Na Capital, a última cidade a realizar o evento, começa às 16h a volta pelas principais referências culturais do Centro. No trajeto estão a Praça Tancredo Neves, Senadinho, no Calçadão da Felipe Schmidt e cabeceira da Ponte Hercílio Luz.

Na manhã desta terça-feira, a vizinha São José recebeu cerca de 200 ciclistas, que partiram da Beira-Mar do município, na altura da Escola de Oleiros, em foram em direção ao Centro Histórico.

De acordo com o técnico de lazer Fabiano Wagner Garbelotto, o principal objetivo é comemorar o Dia do Trabalhador com a conscientização sobre a importância de optar pela bicicleta ao invés do carro, mesmo que seja apenas nos trajetos curtos. Seria uma forma de reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2), gás que sai do escapamento do carro e um dos responsáveis pelo efeito estufa. Também é uma forma de incentivar a prática de exercícios físicos.

- Neste ano o Dia do Pedal buscou valorizar o patrimônio cultural. Em cada cidade, havia um guia que explicava o significado dos pontos turísticos - observa a coordenadora de Lazer do Sesc de Santa Catarina, Renate Damian.

A atividade teve apoio de prefeituras e entidades privadas em todo o Estado. Também houve o sorteio de 110 bicicletas e outras atividades gratuitas de educação, saúde e lazer, como aulas de ginástica, conscientização ambiental e atrações artísticas. O Dia do Pedal contou com apoio da RBS TV. 

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados

Medida segue até o Natal, por conta do horário especial do comércio
Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados
Geral

Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul

Nesse momento, em que o número de casos de covid-19 apresenta crescimento, a área de atuação foi ampliada
Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul
Geral

Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal

Não houve vítimas, apenas danos materiais
Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal
Geral

Temporal provoca queda de árvore em Corupá

Com a queda, pelo menos dois postes da Rua Francisco Mees, no bairro XV de Novembro, foram danificados
Temporal provoca queda de árvore em Corupá
Ver mais de Geral