vacina
Geral

Dia do Pedal é realizado em 22 cidades de Santa Catarina

02 Mai 2012 - 13h17

O Dia do Trabalhador é comemorado de forma mais saudável pelos participantes do Dia do Pedal, passeio ciclístico realizado durante esta terça-feira em 22 cidades de Santa Catarina. Esta foi a terceira edição do evento, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente.


Este ano houve a participação de pelo menos 10 mil ciclistas, segundo a organização, que fizeram os circuitos pelos pontos turísticas de cada município. Em Laguna, no Sul do Estado, os participantes passaram pelo centro histórico e costearam a orla da Praia do Mar Grosso.

Em Joinville, a pedalada teve início às 9h, na sede do Sesc, e seguiu pela Beira-Rio em direção a pontos turísticos, como o Museu Nacional de Imigração e Colonização e a rua das Palmeiras.

Na Capital, a última cidade a realizar o evento, começa às 16h a volta pelas principais referências culturais do Centro. No trajeto estão a Praça Tancredo Neves, Senadinho, no Calçadão da Felipe Schmidt e cabeceira da Ponte Hercílio Luz.

Na manhã desta terça-feira, a vizinha São José recebeu cerca de 200 ciclistas, que partiram da Beira-Mar do município, na altura da Escola de Oleiros, em foram em direção ao Centro Histórico.

De acordo com o técnico de lazer Fabiano Wagner Garbelotto, o principal objetivo é comemorar o Dia do Trabalhador com a conscientização sobre a importância de optar pela bicicleta ao invés do carro, mesmo que seja apenas nos trajetos curtos. Seria uma forma de reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2), gás que sai do escapamento do carro e um dos responsáveis pelo efeito estufa. Também é uma forma de incentivar a prática de exercícios físicos.

- Neste ano o Dia do Pedal buscou valorizar o patrimônio cultural. Em cada cidade, havia um guia que explicava o significado dos pontos turísticos - observa a coordenadora de Lazer do Sesc de Santa Catarina, Renate Damian.

A atividade teve apoio de prefeituras e entidades privadas em todo o Estado. Também houve o sorteio de 110 bicicletas e outras atividades gratuitas de educação, saúde e lazer, como aulas de ginástica, conscientização ambiental e atrações artísticas. O Dia do Pedal contou com apoio da RBS TV. 

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral