Imobiliária Coralli
Geral

Dia do Pedal é realizado em 22 cidades de Santa Catarina

02 Mai 2012 - 13h17

O Dia do Trabalhador é comemorado de forma mais saudável pelos participantes do Dia do Pedal, passeio ciclístico realizado durante esta terça-feira em 22 cidades de Santa Catarina. Esta foi a terceira edição do evento, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente.


Este ano houve a participação de pelo menos 10 mil ciclistas, segundo a organização, que fizeram os circuitos pelos pontos turísticas de cada município. Em Laguna, no Sul do Estado, os participantes passaram pelo centro histórico e costearam a orla da Praia do Mar Grosso.

Em Joinville, a pedalada teve início às 9h, na sede do Sesc, e seguiu pela Beira-Rio em direção a pontos turísticos, como o Museu Nacional de Imigração e Colonização e a rua das Palmeiras.

Na Capital, a última cidade a realizar o evento, começa às 16h a volta pelas principais referências culturais do Centro. No trajeto estão a Praça Tancredo Neves, Senadinho, no Calçadão da Felipe Schmidt e cabeceira da Ponte Hercílio Luz.

Na manhã desta terça-feira, a vizinha São José recebeu cerca de 200 ciclistas, que partiram da Beira-Mar do município, na altura da Escola de Oleiros, em foram em direção ao Centro Histórico.

De acordo com o técnico de lazer Fabiano Wagner Garbelotto, o principal objetivo é comemorar o Dia do Trabalhador com a conscientização sobre a importância de optar pela bicicleta ao invés do carro, mesmo que seja apenas nos trajetos curtos. Seria uma forma de reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2), gás que sai do escapamento do carro e um dos responsáveis pelo efeito estufa. Também é uma forma de incentivar a prática de exercícios físicos.

- Neste ano o Dia do Pedal buscou valorizar o patrimônio cultural. Em cada cidade, havia um guia que explicava o significado dos pontos turísticos - observa a coordenadora de Lazer do Sesc de Santa Catarina, Renate Damian.

A atividade teve apoio de prefeituras e entidades privadas em todo o Estado. Também houve o sorteio de 110 bicicletas e outras atividades gratuitas de educação, saúde e lazer, como aulas de ginástica, conscientização ambiental e atrações artísticas. O Dia do Pedal contou com apoio da RBS TV. 

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Federação de Bancos alerta para aumento de fraudes durante a pandemia

Houve alta de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos
Federação de Bancos alerta para aumento de fraudes durante a pandemia
Saúde

Covid-19: estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da vacina chinesa

CoronaVac está na última etapa de estudos em humanos
Covid-19: estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da vacina chinesa
Esportes

Tóquio exigirá testes de covid-19 para atletas, mas não quarentena

Primeiro-ministro do Japão e Thomas Bach iniciaram projeto de regras
Tóquio exigirá testes de covid-19 para atletas, mas não quarentena
Segurança

[VÍDEO] Polícias Militar e Civil procuram informações sobre homem que assaltou estabelecimentos em Guaramirim

O rapaz de aproximadamente 1,60, cabelo enrolado, sempre usa boné e máscara, cometeu pelo menos dois crimes no Centro
[VÍDEO] Polícias Militar e Civil procuram informações sobre homem que assaltou estabelecimentos em Guaramirim
Ver mais de Geral