GNet
Fiesc

Dia da Escola deve mobilizar 800 mil pessoas em Santa Catarina no sábado (08)

05 Abr 2017 - 18h44
Dia da Escola deve mobilizar 800 mil pessoas em Santa Catarina no sábado (08) -
A ação envolve familiares e estudantes da rede pública estadual e das federações ligadas à indústria, agricultura, comércio e transportes. “O objetivo é realmente aproximar os pais dos alunos e dos professores, mobilizando a comunidade para a importância da presença da família na escola”, explica o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Iniciativa do Movimento Santa Catarina pela Educação, a ação está prevista no calendário oficial, depois que se tornou lei, no final de 2015, e será realizada todos os anos no mês de abril. Cada escola está organizando uma programação que envolve atividades culturais, recreativas e exposição de projetos, além do contato entre pais, alunos, professores e direção.

A proposta da criação do Dia da Família na Escola surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção.

“A pesquisa colocou em números aquilo que a experiência e o conhecimento da vida já nos ensinavam”, acrescenta Côrte ao destacar que “sábado será um grande dia, esperamos que todos os catarinenses - os pais e seus filhos - compareçam às escolas onde os filhos estudam”. Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, “a participação da família acompanhando a vida escolar os filhos dentro e fora da sala de aula é fundamental para que possamos cada vez mais melhorar a qualidade da educação catarinense. O dia da Família na Escola vem concretizar o desejo de um maior acompanhamento dos pais em toda a trajetória escolar das crianças e adolescentes”.

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, entende que "não dá para pensar em um futuro sem trabalhar, desde cedo, a formação pessoal e a vida escolar”. O empresário lembra que “é na formação de base que se começa esta construção, esta ampliação de horizontes. A escola e a família se complementam e fundamentam para que lá na frente se consiga tomar importantes decisões para a vida".

“Envolver os pais no dia a dia escolar é importante para melhorar o desempenho dos alunos e para que todos entendam que a formação de cidadãos conscientes é dever tanto da escola como da família. É fundamental também no meio rural, ampliando a qualificação dos produtores a fim de reforçar a importância da permanência no campo”, disse o presidente da Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), José Zeferino Pedroso.
GNet

Matérias Relacionadas

Política

Aberto processo de licitação da duplicação da SC 108

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) comemorou o ato: "é uma grande notícia para região". Cerca de 15 mil veículos trafegam diariamente pelo local
Aberto processo de licitação da duplicação da SC 108
Esportes

Atletas de taekwondo de Jaraguá / são destaques em evento nacional

Alguns deles, participaram ao vivo do Arena dos Esportes na Rádio Jaraguá
Atletas de taekwondo de Jaraguá / são destaques em evento nacional
Geral

Condor apresenta o espetáculo Natal Mágico com ingressos gratuitos

Realizado pelo Instituto Joanir Zonta em parceria com a Companhia Regina Vogue, o Auto de Natal traz uma reflexão sobre amor, esperança e empatia para toda a família
Condor apresenta o espetáculo Natal Mágico com ingressos gratuitos
Economia

Grupo Koch abre novos postos de trabalho em Jaraguá

Há vagas para diversas funções
Grupo Koch abre novos postos de trabalho em Jaraguá
Ver mais de Geral