Campanha Sarampo
Geral

Dez milhões de eleitores passam este ano pelo recadastramento biométrico em mais de 300 municípios

25 Fev 2013 - 20h22

Mais de 300 municípios de 14 estados e do Distrito Federal, incluindo nove capitais, iniciam este ano o recadastramento biométrico de quase 10 milhões de eleitores, que votarão por esse sistema nas eleições de 2014. Além de Brasília, eleitores de oito capitais vão se recadastrar em 2013 pelo sistema biométrico: Boa Vista, Rio Branco, Macapá, Palmas, Teresina, São Luís, João Pessoa e Recife.


A primeira experiência do Brasil com o voto pelo sistema biométrico foi nas eleições municipais de 2008. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à época, mais de 40,7 mil eleitores dos municípios de Colorado do Oeste, em Rondônia, Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul, e São João Batista, em Santa Catarina, experimentaram a novidade e, desde então, o recadastramento dos eleitores tem sido feito gradativamente.

Considerada uma tecnologia mais segura, a biometria tem como objetivo habilitar os eleitores brasileiros para serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais organizados pela Justiça Eleitoral.

Até as eleições do ano passado, mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios do país já tinham usado a nova tecnologia. Apenas dois estados - Sergipe e Alagoas - já tiveram 100% do eleitorado recadastrado. De acordo com o TSE, no ano que vem, a medida, deve alcançar mais 18 milhões de eleitores de municípios de 25 estados e do Distrito Federal. Só o estado do Amazonas ainda não aparece na lista do TSE. A novidade torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do cidadão, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.


A expectativa da Justiça Eleitoral é que, até 2018, o sistema esteja implantado em 100% dos municípios brasileiros.

AGÊNCIA BRASIL

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Santa Catarina tem a menor desigualdade de renda do país, aponta IBGE

Os dados, referentes ao ano de 2018, mostram que o rendimento dos 10% mais ricos do estado equivale a 12,6 vezes o rendimento dos 10% mais pobres
Santa Catarina tem a menor desigualdade de renda do país, aponta IBGE
Brasil

Bióloga brasileira faz parte da equipe do ganhador do Nobel de Medicina

Joanna é piauiense e está na Europa, onde faz estágio no laboratório de Ratcliffe, no Reino Unido
Bióloga brasileira faz parte da equipe do ganhador do Nobel de Medicina
Mundo

Pela primeira vez, China consegue cultivar planta na lua

A Change-4 foi a primeira nave a explorar o lado escuro da lua e ainda levou na sua carga uma mini-biosfera de 2,5 kg chamada Micro Ecossistema Lunar
Pela primeira vez, China consegue cultivar planta na lua
Geral

Latam confirma desconto de até 80% nas passagens por doença ou morte na família

A assessoria da companhia confirmou a informação do desconto em nota enviada ao SóNotíciaBoa
Latam confirma desconto de até 80% nas passagens por doença ou morte na família
Ver mais de Geral