Geral
Detran/SC alerta para golpes envolvendo mensagens de suspensão da CNH
Órgão reforça que não envia avisos de suspensão, multas, pontuação ou qualquer tipo de cobrança por SMS, mensagens de aplicativos como WhatsApp, ou e-mails com links para atualização de dados
Crédito: Rogério Tallini/Rádio JaraguáO Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) chama a atenção da população para golpes que vêm sendo aplicados por meio de mensagens de celular e e-mails falsos, informando supostas suspensões da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os criminosos se passam pelo órgão para induzir o cidadão a clicar em links falsos ou fornecer dados pessoais.
O Detran/SC reforça que não envia avisos de suspensão, multas, pontuação ou qualquer tipo de cobrança por SMS, mensagens de aplicativos como WhatsApp, ou e-mails com links para atualização de dados. O contato oficial é feito exclusivamente pelos canais institucionais e, quando necessário, por correspondência física.
Para consultar a situação da CNH, o cidadão deve utilizar apenas os canais oficiais:
- Site do Detran/SC: www.detran.sc.gov.br
- Aplicativo GOV.BR (na aba “Carteira Digital de Trânsito”)
- Detran Digital: https://servicos.detran.sc.gov.br/login
- Agências e Pontos do Detran/SC
Caso receba mensagens suspeitas, a orientação é não clicar em links, não compartilhar informações pessoais e não fazer qualquer pagamento. Recomenda-se ainda denunciar perfis ou números suspeitos e, se houver perda de dados ou prejuízo financeiro, registrar boletim de ocorrência.
“A segurança da informação é uma prioridade. É fundamental que a população esteja sempre atenta e utilize somente as plataformas oficiais do Detran/SC. Golpes que exploram a imagem de instituições públicas têm sido cada vez mais frequentes, e a prevenção é o melhor caminho”, reforça o presidente do Detran/SC, cel. Cristiano Medeiros.
O Detran/SC segue monitorando os casos e atuando em parceria com órgãos de segurança para coibir esse tipo de crime.
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no Insta, Face e YouTube
Envie vídeos, fotos e informações pelo whats 47 98465-0122
Matérias Relacionadas
Política
Vereador pede implantação de ambiente inclusivo para PCD no Parque da Inovação, em Jaraguá do Sul
Moção de apelo, de autoria do vereador Luís Fernando Almeida pede a implantação de espaço de regulação sensorial e playground acessível no Parque da Inovação para pessoas com TEA e outras deficiências

Geral
Autorizada a demolição do símbolo do desperdício em São Francisco do Sul
Viaduto inacabado em São Francisco do Sul será demolido após 15 anos

Geral
Novas amostras são coletadas durante investigação de possível poluição no Rio Itapocuzinho
Conforme a Prefeitura, a população não foi afetada, já que os reservatórios de água possuíam capacidade suficiente para manter o fornecimento durante todo o período

Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens

