Interesse Habitação
Geral

Desoneração para redes de telecomunicações deve ser publicada nos próximos dias

15 Fev 2013 - 23h50

A presidenta Dilma Rousseff deve assinar ainda hoje (15) o decreto que trata do regime especial de tributação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), que prevê a desoneração de impostos para equipamentos e obras necessárias à implantação de redes de telecomunicações. A informação é do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que se reuniu com a presidenta na tarde de hoje no Palácio da Alvorada. A regulamentação deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.


Segundo o ministro, o decreto abrange as redes de telecomunicações voltadas para a telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura. "Todas as redes de telecomunicações que entendemos essenciais para tocar o PNBL", disse. A desoneração total será de R$ 6 bilhões até 2016 e a expectativa é que a antecipação de investimentos seja de R$ 16 bilhões.

A proposta prevê a desoneração para equipamentos de rede e para os serviços e materiais de construção relacionados às obras de implantação, expansão e modernização de redes de banda larga. Os benefícios estão previstos na a Lei 12.715, que amplia o Plano Brasil Maior, sancionada em setembro do ano passado. 
O ministro disse também que a regulamentação da desoneração fiscal para os smartphones também deve ser assinada nos próximos dias pela presidenta Dilma, mas a que ainda depende de pendências no Ministério da Fazenda. "A Fazenda [Ministério da Fazenda] tem uma preocupação com a questão do impacto fiscal, e nós temos que resolver o problema do valor limite da desoneração. Mas a presidenta quer assinar o mais rápido possível".

Na reunião, foi tratada também a licitação da faixa de frequência de 700 mega-hertz (MHz), que será usada para a tecnologia de internet móvel de quarta geração (4G). Segundo o ministro, Dilma quer discutir alguns parâmetros do edital, que deve ser concluído até julho, principalmente a infraestrutura de fibras óticas para atender com conexão de alta velocidade o maior número de localidades.

AGÊNCIA BRASIL

Matérias Relacionadas

Geral

Amvali estuda parceria com IFSC para castração de animais

A ideia é usar a estrutura do campus, para fazer os procedimentos de castração
Amvali estuda parceria com IFSC para castração de animais
Geral

Funcionários dos Correios suspendem greve

Julgamento do dissídio coletivo está marcado para 2 de outubro
Funcionários dos Correios suspendem greve
Segurança

Criança de dois anos e idosa se machucam após queda de nível em Guaramirim

Os Bombeiros Voluntários de Guaramirim, atenderam duas ocorrências de queda de nível nesta terça-feira (17)
Criança de dois anos e idosa se machucam após queda de nível em Guaramirim
PUBLIEDITORIAL

Você quer ser mediano ou Extraordinário?

É comum ouvirmos frases como eu queria ser como aquele cara e ter o que ele tem. Então não perca o Leadership Day - do Ordinário para o Extraordinário
Você quer ser mediano ou Extraordinário?
Ver mais de Geral