Geral

Desempenho dos supermercados catarinenses recupera resultado positivo

31 Jul 2012 - 20h35

As vendas dos supermercados catarinenses passaram por recuperação neste mês de junho, permitindo um fechamento de semestre com incremento de 6,21% comparado ao mesmo período de 2011. Na comparação de junho deste ano com junho do ano passado, houve uma alta de 8,84%. Em relação ao mês anterior, maio 2012, o crescimento foi de 3,06%. A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados foram obtidos pela manifestação de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina num levantamento da WB Telecom.


Desde 2004, este foi o segundo melhor resultado de primeiro semestre do segmento supermercadista catarinense, superado apenas pelo ano de 2008 (8,88%). Em quatro oportunidades, neste período, o acumulado no primeiro semestre ultrapassou o patamar de 5% de crescimento. Por cinco anos, o resultado aferido ficou abaixo dos 5% (Confira Tabela).

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto considerou normal o resultado, contrastando com o recuo verificado em maio. "Sempre que as vendas caem num determinado período, quase sempre se verifica uma recuperação no período imediatamente posterior, é uma característica do segmento supermercadista catarinense, que vem crescendo em bases sólidas, com percentuais conservadores, mas muito consistentes.

- A leitura que fazemos é que a economia catarinense está em processo de expansão através do crescimento da massa salarial. O reflexo disso não é apenas um número maior de consumidores, mas a composição de cestas mais completas de produtos considerando os segmentos de alimentação, higiene e limpeza - enfatiza o dirigente.

OTIMISMO PERMANECE

Na mesma consulta mensal relativa ao resultado de junho, a Associação Catarinense de Supermercaos (Acats) tornou a sondar os empresários participantes da pesquisa - cerca de 50 empresas de todos os portes e regiões do Estado - sobre as perspectivas para o segundo semestre e o fechamento de 2012. Para 35% dos empresários pesquisados, o índice de crescimento fechará 2012 acima de 5%. Para a grande maioria, 52% o resultado ficará entre 3% e 5% e para um contigente de 13% o crescimento será bem mais moderado, de até 2%. Nenhum entrevistado indicou resultado negativo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Média histórica do Auxílio-Cidadão de Jaraguá apresenta nova elevação em março

Desde o início da pandemia, o número de benefícios mensais concedidos se mantém acima da média de três mil. Em 2021, o valor investido é de quase R$ 1,4 milhão
Média histórica do Auxílio-Cidadão de Jaraguá apresenta nova elevação em março
Geral

Estabelecimentos turísticos podem usar cadastros gratuitos para divulgação

Cadastur e Viaje+SC dão visibilidade aos estabelecimentos em todo o País e fora dele
Estabelecimentos turísticos podem usar cadastros gratuitos para divulgação
Geral

Companhia aérea é condenada a indenizar casal de Jaraguá por dano moral

Casal pagou por poltronas mais confortáveis, em viagem para os EUA, mas não conseguiu usar
Companhia aérea é condenada a indenizar casal de Jaraguá por dano moral
Geral

Social chama munícipes para atualização do Cadastro Único em Guaramirim

Serão atendidas as famílias que tenham realizado sua última atualização cadastral no ano de 2019 ou antes
Social chama munícipes para atualização do Cadastro Único em Guaramirim
Ver mais de Geral