dengue 2
Geral

Desempenho dos supermercados catarinenses recupera resultado positivo

31 Jul 2012 - 20h35

As vendas dos supermercados catarinenses passaram por recuperação neste mês de junho, permitindo um fechamento de semestre com incremento de 6,21% comparado ao mesmo período de 2011. Na comparação de junho deste ano com junho do ano passado, houve uma alta de 8,84%. Em relação ao mês anterior, maio 2012, o crescimento foi de 3,06%. A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados foram obtidos pela manifestação de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina num levantamento da WB Telecom.


Desde 2004, este foi o segundo melhor resultado de primeiro semestre do segmento supermercadista catarinense, superado apenas pelo ano de 2008 (8,88%). Em quatro oportunidades, neste período, o acumulado no primeiro semestre ultrapassou o patamar de 5% de crescimento. Por cinco anos, o resultado aferido ficou abaixo dos 5% (Confira Tabela).

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto considerou normal o resultado, contrastando com o recuo verificado em maio. "Sempre que as vendas caem num determinado período, quase sempre se verifica uma recuperação no período imediatamente posterior, é uma característica do segmento supermercadista catarinense, que vem crescendo em bases sólidas, com percentuais conservadores, mas muito consistentes.

- A leitura que fazemos é que a economia catarinense está em processo de expansão através do crescimento da massa salarial. O reflexo disso não é apenas um número maior de consumidores, mas a composição de cestas mais completas de produtos considerando os segmentos de alimentação, higiene e limpeza - enfatiza o dirigente.

OTIMISMO PERMANECE

Na mesma consulta mensal relativa ao resultado de junho, a Associação Catarinense de Supermercaos (Acats) tornou a sondar os empresários participantes da pesquisa - cerca de 50 empresas de todos os portes e regiões do Estado - sobre as perspectivas para o segundo semestre e o fechamento de 2012. Para 35% dos empresários pesquisados, o índice de crescimento fechará 2012 acima de 5%. Para a grande maioria, 52% o resultado ficará entre 3% e 5% e para um contigente de 13% o crescimento será bem mais moderado, de até 2%. Nenhum entrevistado indicou resultado negativo.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral