Imobiliária Coralli
Caótico

Desembargador do TJSC diz que há 68% mais preso que vagas

14 Ago 2012 - 17h28

O Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ricardo Roesler, participou da reunião plenária Acijs/Apevi desta segunda-feira. Ele apresentou números que impressionam. Destacou que o Brasil tem hoje 514.582 presos. Sendo o quarto no mundo em encarceramentos. Nos últimos 10 anos o número de presos aumentou 120%. No mesmo período, o número de mulheres atrás das grades aumentou 245%. Com tantos crimes e condenações, o país precisaria hoje de 208.085 mil vagas a mais. No entanto, há 68% mais presos do que vagas disponíveis. Outros 43.328 mil presos estão alojados precariamente em delegacias. O Desembargador também comentou sobre o que espera em relação a já desgastada imagem do judiciário a partir do julgamento do Mensalão.

[jwplayer mediaid="71401"]

Apenas nove crimes são responsáveis por 90% das prisões no Brasil: Tráfico de drogas, roubo, furto, homicídio, porte ou posse de arma, Latrocínio, Estupro, Receptação e formação de quadrilha Já os crimes contra a administração pública ou crimes tributários e financeiros e mesmo de falsificação, normalmente não resultam em prisões. Daí, segundo o magistrado essa sensação de impunidade.

[jwplayer mediaid="71413"]

Para o desembargador, uma forma de o poder judiciário contribuir para o combate a corrupção, melhorando a própria imagem perante a sociedade, e promovendo uma mudança comportamental no país é dando exemplo através dos julgamentos que faz

[jwplayer mediaid="71407"]

Por fim, o desembargador comentou sobre o problemático sistema carcerário catarinense, que a exemplo do resto do país está falido.

[jwplayer mediaid="71403"]

O promotor de justiça Márcio Cotta destacou as dificuldades enfrentadas pelo Ministério Público local e da necessidade de mais uma vara criminal na comarca.

[jwplayer mediaid="71405"]

Cotta voltou a criticar negativamente as recentes mudanças no código penal que tornou mais branda a punição para alguns tipos de delitos, como porte de drogas por exemplo, dentre outras medidas.

[jwplayer mediaid="71411"]

O repórter Sérgio Luiz também conversou com a Presidente do Centro Empresarial, Monika Hufenüssler Conrads, sobre a participação do Desembargador Ricardo Roesler na reunião plenária.

[jwplayer mediaid="71409"]

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Testes para covid em assintomáticos estão sendo feitos nos bairros de Jaraguá do Sul

Os testes devem ser realizados também nesta quinta e sexta-feira e, se necessário, também na próxima semana
Testes para covid em assintomáticos estão sendo feitos nos bairros de Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul

Jaraguá registra 21º óbito em decorrência do coronavírus

Nas últimas 24 horas, 21 novos casos foram registrados, e também 46 novos recuperados
Jaraguá registra 21º óbito em decorrência do coronavírus
Saúde

Taxa de transmissão da covid-19 no Brasil cai para 1,01, diz estudo

O estudo britânico mostra queda com relação à semana anterior
Taxa de transmissão da covid-19 no Brasil cai para 1,01, diz estudo
Saúde

Vereador comemora instalação da Unidade de Apoio ao Hospital São José

De início, a estrutura será voltada ao atendimento de pacientes com suspeitas de Covid
Vereador comemora instalação da Unidade de Apoio ao Hospital São José
Ver mais de Geral