vacina
Caótico

Desembargador do TJSC diz que há 68% mais preso que vagas

14 Ago 2012 - 17h28

O Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ricardo Roesler, participou da reunião plenária Acijs/Apevi desta segunda-feira. Ele apresentou números que impressionam. Destacou que o Brasil tem hoje 514.582 presos. Sendo o quarto no mundo em encarceramentos. Nos últimos 10 anos o número de presos aumentou 120%. No mesmo período, o número de mulheres atrás das grades aumentou 245%. Com tantos crimes e condenações, o país precisaria hoje de 208.085 mil vagas a mais. No entanto, há 68% mais presos do que vagas disponíveis. Outros 43.328 mil presos estão alojados precariamente em delegacias. O Desembargador também comentou sobre o que espera em relação a já desgastada imagem do judiciário a partir do julgamento do Mensalão.

[jwplayer mediaid="71401"]

Apenas nove crimes são responsáveis por 90% das prisões no Brasil: Tráfico de drogas, roubo, furto, homicídio, porte ou posse de arma, Latrocínio, Estupro, Receptação e formação de quadrilha Já os crimes contra a administração pública ou crimes tributários e financeiros e mesmo de falsificação, normalmente não resultam em prisões. Daí, segundo o magistrado essa sensação de impunidade.

[jwplayer mediaid="71413"]

Para o desembargador, uma forma de o poder judiciário contribuir para o combate a corrupção, melhorando a própria imagem perante a sociedade, e promovendo uma mudança comportamental no país é dando exemplo através dos julgamentos que faz

[jwplayer mediaid="71407"]

Por fim, o desembargador comentou sobre o problemático sistema carcerário catarinense, que a exemplo do resto do país está falido.

[jwplayer mediaid="71403"]

O promotor de justiça Márcio Cotta destacou as dificuldades enfrentadas pelo Ministério Público local e da necessidade de mais uma vara criminal na comarca.

[jwplayer mediaid="71405"]

Cotta voltou a criticar negativamente as recentes mudanças no código penal que tornou mais branda a punição para alguns tipos de delitos, como porte de drogas por exemplo, dentre outras medidas.

[jwplayer mediaid="71411"]

O repórter Sérgio Luiz também conversou com a Presidente do Centro Empresarial, Monika Hufenüssler Conrads, sobre a participação do Desembargador Ricardo Roesler na reunião plenária.

[jwplayer mediaid="71409"]

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral