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Denúncias de cartão de crédito consignado sem solicitação aumentam no Procon

Aposentados e pensionistas podem registrar reclamação por meio de agendamento no 3275-3237

27 Out 2020 - 11h29Por Janici Demetrio

O Procon de Jaraguá do Sul tem recebido, em média, 20 pessoas por dia, principalmente aposentados e pensionistas, com reclamações a respeito de cartão de crédito e empréstimo consignado sem a devida solicitação por parte do cliente. Cerca de 70% dos atendimentos do órgão de defesa do consumidor têm relação com o tema. O problema não é observado só em Jaraguá do Sul. Em todo o País a reclamação de empréstimos consignados sem a devida solicitação, incluindo depósitos e descontos na conta bancária, tem sido registrada. Tanto que, em nível nacional, o Ministério Público tem agido no sentido de cobrar verificações por parte do INSS. 

Um levantamento de todas as reclamações relacionadas está sendo realizado pelo Procon de Jaraguá, que vai encaminhar o documento ao Ministério Público da Comarca de Jaraguá do Sul. “Observamos, em alguns casos, que a solicitação de empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado tem até assinatura. Mas o consumidor alega que não foi ele que assinou.

O Procon primeiro tenta resolver o problema entrando em contato com o banco por telefone. Caso o problema não seja resolvido, é instaurado processo administrativo. Pode ser marcada audiência de conciliação, para que o banco retorne o valor depositado e devolva ao consumidor os valores descontados”, detalha a diretora do Procon, Léia Kravulski. Caso o problema, ainda assim, não seja solucionado, o banco pode ser multado pelo Procon e sofrer ação judicial por parte do consumidor.    

-Recebe denúncia de empréstimo consignado indevido, cartão de crédito consignado ou outros problemas relacionados ao direito do consumidor

-O atendimento é agendado via telefone, 3275-3237, 3275-3893. De segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

-Rua Leopoldo Malheiro, 15, Centro

-E-mail: procon@jaraguadosul.sc.gov.br

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