transito
Novas regras

Denatran não prorrogará prazo para exigência dos cursos para capacitar motoboys

25 Jan 2013 - 11h57

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que não prorrogará o prazo para cobrança dos cursos especializados para motofretistas e mototaxistas previstos na Lei 12.009, de 2009. O início da fiscalização, já adiado em agosto do ano passado, está previsto para o dia 2 de fevereiro. Em nota, o Denatran explicou que a responsabilidade da fiscalização do cumprimento da lei será dos órgãos que possuem circunscrição sobre a via estadual ou municipal.


Com pouco mais de uma semana para se adequar, muitos profissionais de Jaraguá do Sul, irão perder o prazo dado pelo  Denatran, pois apenas um Centro de Formação de Condutores  poderá fornecer o curso profissionalizante e as aulas devem iniciar apenas no dia 18 de fevereiro. Os mais adiantados e que já fizeram o curso tiveram que ir para outras cidades, como  Blumenau.

Para fornecer o curso o Centro de Formação de Condutores deve possuir instrutores especializados e em Jaraguá do Sul, apenas a Autoescola  Lessmann atendeu as exigências do Denatran. O diretor de ensino, Fábio Stein, explica quais são os requisitos que o motociclista deve preencher para fazer o curso.

[jwplayer mediaid="65750"]

De acordo com Fábio o valor do curso é de aproximadamente R$ 300,00. Para mais informações os interessados podem entrar em contato com o Auto Escola Lessmann através do telefone 3371-5933.


De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Motociclistas, a regulamentação da categoria no Brasil ainda é um problema. "Menos de 100 mil dos 2 milhões de profissionais do país  estão em situação regular", disse. O presidente acredita que a legislação não entrará em vigor em fevereiro. O número de motociclistas mortos em acidentes de trânsito no ano passado foi 13 mil.

As polícias militares dos estados e Distrito Federal iniciam a fiscalização a partir do dia 2 de fevereiro e o motociclista que descumprir as regras estará sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, que pode chegar à multa de R$ 191,54, apreensão da motocicleta e até suspensão da CNH, dependendo da infração.

JANICI DEMETRIO

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral