Defesa Civil
Defesa Civil fará inspeção em imóveis na Tifa Martins
A ação foi acertada na reunião, realizada na tarde de hoje, 03, na Câmara de Vereadores, com a participação de técnicos da técnicos e engenheiros do órgão, vereadores e moradores.
No trabalho, os engenheiros avaliarão o tipo de construção e também a possibilidade de novos escorregamentos de terra no local. Do total de imóveis interditados, em 2008, apenas um foi desocupado. Na época, a equipe sugeriu a adequação do sistema de drenagem para avaliar a residência novamente e ter a certeza de que o imóvel poderia ser liberado.
De acordo o secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Marcelo Prochnow, as inspeções possibilitarão à Prefeitura avaliar à dimensão dos danos causados, com objetivo de planejar ações de assistência aos moradores da região. Estima que o trabalho deva ser concluído em 20 dias quando os laudos serão analisados por técnicos da Defesa Civil.
O vice-presidente da Associação de Moradores da Tifa Martins, Arildo Mosqueta, um dos moradores que foram orientados a desocupar o imóvel, explica que no período chuvoso, as famílias só tem tempo para retirar alguns de seus pertences de dentro das residências. Para ele, o prejuízo maior é o moral e emocional. “Ficamos sempre em alerta”, disse.
Para o vereador Arlindo Rincos, a avaliação dos imóveis é imprescindível, justamente para verificar se há riscos na permanência dos moradores no local. “Tem casas que estão muito próximas de áreas de deslizamento, expondo os moradores à grande risco. Precisamos vistoriar os locais e ver o problema de perto para então conseguirmos apresentar as soluções, e nesse caso precisamos de soluções eficientes”, disse o parlamentar.
Matérias Relacionadas
Geral
Obras de arte da duplicação da BR-280 são licitadas
Cinco empreiteiras participaram do processo licitatório, que compreende as obras de arte especiais do trecho - Ponte do Portal, Viaduto do Manne e elevado no bairro Avaí

Geral
Idoso de Curitiba que estava desaparecido é encontrado em Rio do Sul
Silverinho da Silva, 69 anos, dirigia um GM/Prisma e chamou a atenção dos policiais porque estava rodando sem uma das rodas

Geral
Pedágio virtual dos Bombeiros de Jaraguá encerra nesta sexta
Qualquer valor é bem-vindo

Geral
Moradora de Jaraguá do Sul está desaparecida
Bruna Claudia Chaves, de 26 anos está desaparecida desde a última terça-feira (12)
