Geral

Defesa Civil de SC alerta para chuva volumosa e risco de alagamento no Alto Vale do Itajaí

A chuva mais intensa está prevista para ocorrer entre a tarde de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira (12) aumentando significativamente o risco de alagamentos e enxurradas.

10 Jul 2024 - 19h22Por Janici Demetrio
  - Crédito:  Airton Fernandes / SDC - Crédito: Airton Fernandes / SDC

A aproximação de uma nova frente fria deve trazer chuvas intensas para todas as regiões do estado a partir desta quinta-feira (11). A precipitação terá início nas áreas de divisa com o Paraná, estendendo-se pelo resto do estado ao longo do dia.

De acordo com a equipe de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, as regiões marcadas em laranja nos mapas meteorológicos, que incluem áreas do Alto Vale do Itajaí, devem registrar os maiores volumes de chuva, com acumulados médios entre 50 e 80 mm.

De acordo com a a equipe de monitoramento da Defesa Civil, a chuva mais intensa está prevista para ocorrer entre a tarde de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira (12) aumentando significativamente o risco de alagamentos e enxurradas.

Com o afastamento gradual do sistema de baixa pressão, a chuva deve perder intensidade na manhã de sexta, ocorrendo de forma esparsa e fraca ao longo do dia, concentrando-se principalmente no Norte do estado, próximo ao Paraná.

Segundo a Defesa Civil, o Alto Vale do Itajaí é a região de maior preocupação, com possibilidade de inundações que podem atingir níveis de emergência. Cidades como Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul devem ficar em alerta máximo entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira.

Nas regiões do Médio e Baixo Vale, bem como nas bacias hidrográficas do Planalto Sul, os rios devem permanecer em níveis de atenção, exigindo monitoramento constante das autoridades locais.

Como medida preventiva, na noite desta quarta-feira 10, as comportas das barragens de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí serão fechadas novamente. Essa ação visa mitigar o impacto das chuvas intensas e reduzir o risco de enchentes nas áreas mais vulneráveis.

As autoridades recomendam que a população das áreas afetadas permaneça atenta às atualizações meteorológicas e siga as orientações dos órgãos de defesa civil. Em caso de emergência, é essencial buscar abrigo em locais seguros e evitar áreas sujeitas a inundações.

Recomendações para a população

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
InstaFace e Site
 

Matérias Relacionadas

Geral

Tempo instável em Santa Catarina continua e volumes de chuva ficam abaixo do esperado

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, entre os planaltos e o Litoral catarinense, as chuvas seguem persistentes e, por vezes, intensas neste domingo (14)
Tempo instável em Santa Catarina continua e volumes de chuva ficam abaixo do esperado
Geral

Mega-Sena acumula pela terceira vez e prêmio chega a R$ 21 milhões

Números sorteados foram 19, 32, 43, 46, 50 e 52
Mega-Sena acumula pela terceira vez e prêmio chega a R$ 21 milhões
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

País tem 300,8 mil pessoas em situação de rua, mais de 80 mil em SP

Maioria é negra, do sexo masculino e tem entre 18 e 59 anos
País tem 300,8 mil pessoas em situação de rua, mais de 80 mil em SP
Ver mais de Geral