Defesa Civil

Defesa Civil de Santa Catarina vistoria radar móvel na fábrica nos EUA

24 Mar 2017 - 17h36
O grupo ficará desde o dia 27 de março até 06 de abril realizando testes e treinamentos no equipamento meteorológico. Depois de pronto, o aparelho vai cobrir o Sul de Santa Catarina e poderá se deslocar para qualquer região do Estado se necessário.

O grupo é formado pelo secretário de Estado, Rodrigo Moratelli; diretora Administrativa e Finanças Adriana Dorfey Vieira; gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica Rafael Damiani; gerente de Monitoramento e Alerta Frederico Rudorff.

Assim como foi feito no radar meteorológico que ficará no Oeste, fabricado na Alemanha, também será inspecionado o equipamento móvel nos EUA." Faremos o treinamento e a certificação do aparelho de acordo com as características contratuais", explica o secretário Moratelli.

O gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica, Rafael Damiani, vai aprender a instalar e operar o radar. O gerente de Monitoramento e Alerta Frederico Rudorff, aprenderá a operar o aparelho e Software que gera as imagens para fazer a leitura. A diretora Administrativa e Finanças Adriana Dorfey Vieira, é responsável pelos ajustes contratuais, encaminhamento do produto ao Brasil e desembaraço aduaneiro.

Radar

A empresa que está fabricando o radar é a Norte Americana Enterprise Electronics Corporation. O Radar móvel é do modelo Banda X e vai cobrir 52 municípios. Ele também poderá se deslocar para qualquer região de SC quando necessário. Por exemplo, o desastre no Morro do Baú, no Vale do Itajaí em 2008.

"Num evento como esse, o aparelho vai para a região a fim de monitorar o local com mais precisão. Isso permite posicionar o equipamento numa área para gerenciar a crise", explica Moratelli. O investimento do radar móvel é de R$ 3.401.222,00 com recursos do Pacto por Santa Catarina financiados pelo Banco do Brasil.

O radar móvel atuando junto com os radares em Lontras e Chapecó (em aquisição), Santa Catarina terá todo o território coberto por radares meteorológicos em 2017.

"Seremos o único Estado do país com cobertura plena de radares meteorológicos. Isso é um marco para nós da secretaria, porque possibilita mobilizar toda a estrutura de defesa civil preventivamente antes do desastre. Também melhora a preparação da equipe, auxilia na operação das barragens no Vale do Itajaí e auxilia outros setores que atuam nos eventos também", comenta Moratelli.

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral