Chuvas

Defesa Civil avalia estragos causados em Jaraguá do Sul

Desde a última sexta-feira (15), o acumulado de chuva foi de 199,6 milímetros

20 Fev 2019 - 10h15Por PMJS
Defesa Civil avalia estragos causados em Jaraguá do Sul - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A Diretoria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul divulgou nesta terça-feira (19), um balanço das ocorrências registradas no último fim de semana e madrugada de segunda-feira, em função da chuva que atingiu o município. Desde a última sexta-feira (15), o acumulado de chuva foi de 199,6 milímetros, de acordo com os equipamentos monitorados pela Defesa Civil local.

Câmara de Vereadores de Jaraguá

Este volume de água no solo causou deslizamentos, quedas de árvores e postes, alagamentos pontuais e a destruição de uma ponte de madeira. Os bairros onde que tiveram ocorrências registradas no 199 da Defesa Civil são: Água Verde, Amizade, Barra do Rio Cerro, Barra do Rio Molha, Boa Vista, Czerniewicz, Ilha da Figueira, Jaraguá Esquerdo, Nova Brasília, Tifa Martins, Vieira, Vila Baependi, Vila Nova e área rural de Rio da Luz I e II.

As ocorrências mais graves foram nas regiões do Boa Vista e Ilha da Figueira. No primeiro, ocorreu deslizamento de encosta no pátio da Igreja São Benedito, o deslizamento de uma pedra contra uma casa na Rua Domingos Rosa – que atingiu o quarto onde um idoso de 68 anos dormia – e o deslizamento de um barranco nesta mesma rua, com queda de árvore que interrompeu o tráfego de veículos e obrigou uma família a sair do imóvel devido ao risco de desabamento. Já no bairro Ilha da Figueira, duas famílias tiveram de deixar as casas construídas no mesmo terreno depois que o barranco cedeu e atingiu as paredes dos fundos dos dois imóveis.

Apesar de todos os imóveis estarem ocupados e os fatos terem ocorrido na madrugada de segunda-feira (18), ninguém se feriu. Esses imóveis foram vistoriados pela equipe da Defesa Civil, que está fazendo a avaliação de cada caso para definir as medidas a serem adotadas na sequência pelos proprietários, já que se encontram em áreas mapeadas.

Em relação à ponte localizada na Rua Alfredo Gielow, no Rio Cerro I, a estrutura foi levada pela cheia do Rio Cerro. O fato foi confirmado pouco antes do meio dia de segunda-feira, quando o nível do rio baixou. Uma equipe da Defesa Civil fez a sinalização do local para evitar acidentes, colocando fitas e placas informando a interrupção do acesso. Enquanto isso, está sendo preparado relatório a ser enviado à Defesa Civil Estadual para solicitar um kit de transposição para instalação no local.

No entanto, não há prazo para isso acontecer. A alternativa aos moradores daquela região é utilizar os acessos entre a Rua Amandus Rengel e a SC-110 pelas ruas Leopoldo Schunke (próximo à Sociedade Alvorada) e Virgilio Demarchi (perto da empresa Nanete Malhas).

O Diretor da Defesa Civil, Hideraldo Colle, ressalta que foram registradas neste período 48 ocorrências, pelo telefone de emergência 199. E considera que apesar de haver alagamentos, foram pontuais, já que em locais onde houve a intervenção por parte da Prefeitura, as ocorrências diminuíram significativamente.

“Nos últimos dois anos, a Prefeitura investiu na construção de enrocamentos, desobstrução de tubulações, construção de bocas de lobo, trocas de tubos por diâmetros maiores, a limpeza dos rios e pilares de pontes, e o próprio bota fora que evitou que lixo e entulhos fossem carregados para o leito dos rios. Isso, certamente, auxiliou para diminuir o impacto desta chuva”, enfatiza. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Trabalho digital cresce 5 vezes e ameaça direitos trabalhistas

Alerta é da Organização Internacional do Trabalho
Trabalho digital cresce 5 vezes e ameaça direitos trabalhistas
Geral

Trabalhador tem suspeita de fraturas após sofrer queda de altura em Jaraguá

O acidente ocorreu no final da tarde de terça-feira (23) na rua Anton Frerichs, bairro Rau
Trabalhador tem suspeita de fraturas após sofrer queda de altura em Jaraguá
Geral

Liga de Doações tem balanço positivo em ações solidárias na região

Iniciativa liderada pela FIESC por meio do projeto "Eu Voluntário", a Liga de Doações Conecta SC atua com o propósito de ampliar o alcance de ações solidárias no estado
Geral

Árvore cai e interdita parte da Marechal, no centro de Jaraguá

A árvore atingiu um ônibus interditou três faixas da via nas proximidades da empresa HC Hornburg
Árvore cai e interdita parte da Marechal, no centro de Jaraguá
Ver mais de Geral