Delivery Much
GERAL

Decreto regulamenta inscrição de motoristas de aplicativos no INSS

15 Mai 2019 - 15h15Por Luci Ribeiro

O Diário Oficial da União (DOU) trouxe nesta quarta-feira, 15, decreto presidencial que regulamenta a exigência de inscrição de motoristas de transporte remunerado privado individual de passageiros como contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social, prevista na Lei 12.587/2012. Com isso, motoristas de aplicativos passam a recolher contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a ter direito a benefícios previdenciários. Pelo decreto, eles também têm a opção de se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI).

O decreto estabelece que a inscrição no INSS será feita diretamente pelo motorista, que recolherá sua contribuição por iniciativa própria, até o dia quinze do mês seguinte ao da competência, como ocorre com todos os segurados na categoria de contribuinte individual.

A norma reafirma que "compete exclusivamente aos municípios e ao Distrito Federal regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, além das exigências previstas na Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, a inscrição do motorista como contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social".

A comprovação da inscrição perante as empresas responsáveis por aplicativos é de responsabilidade do motorista e, ao INSS, caberá apenas fornecer os respectivos comprovantes. No entanto, de acordo com o decreto, as empresas de aplicativos poderão firmar, após autorização do INSS, contrato de prestação de serviços com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) "para fins de confirmação da existência ou não da inscrição dos segurados".

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Após período de férias, atendimento volta ao normal na Prefeitura de Jaraguá

Após período de férias, atendimento volta ao normal na Prefeitura de Jaraguá
Geral

Soldado da PM de Schroeder morre aos 32 anos

O soldado Eckert ingressou na corporação em outubro de 2013 e atuava na Radiopatrulha no município de Schroeder
Soldado da PM de Schroeder morre aos 32 anos
Geral

Pista da subida do Molha é liberada totalmente

Pista da subida do Molha é liberada totalmente
Geral

Previsão indica chuva frequente e risco de temporal isolado em SC

Nesta segunda-feira (25), continua a condição de chuva a qualquer hora do dia na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, locais já bastante prejudicados com as enxurradas dos últimos dias
Previsão indica chuva frequente e risco de temporal isolado em SC
Ver mais de Geral