dengue
Geral

De cada três pessoas vítimas de queimaduras, duas são crianças

06 Jun 2012 - 17h13

No Brasil, um milhão de pessoas são vítimas de queimaduras a cada ano. De cada três pessoas queimadas, duas são crianças, que passam a conviver com as sequelas destes traumas pelo resto da vida.


- Na maioria dos casos, elas se queimam em casa, em especial na cozinha e no pátio, e quase sempre na presença de um adulto, que apesar de estar responsável por aquele menor não está atento aos riscos daquela situação - explica o cirurgião pediátrico Maurício Pereima, diretor científico da SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras).

Outro agravante nestes acidentes, segundo o especialista, é a facilidade com que o álcool líquido é adquirido no Brasil. Vendido livremente em qualquer mercado, este inflamável responde por 20% das causas de queimaduras, ocupando assim uma posição ímpar no mundo. Nos demais países, a literatura científica nem ao menos o menciona como causa de lesões térmicas.

- As queimaduras motivadas pelo manuseio indevido do álcool líquido diminuíram 60% no período em que a Anvisa proibiu a sua livre comercialização, mas nem mesmo este dado tão promissor parece ter sido suficiente para demover nossos legisladores da intenção de manter o livre comércio do álcool líquido no Brasil - lamenta Dr. Maurício.

São consideradas queimaduras graves aquelas que atingem mais de 30% da superfície corporal, são motivadas por choques elétricos e lesões inalatórias, por exemplo. No Brasil, das vítimas de queimaduras graves internadas em hospitais, vão a óbito em média 5% das crianças e 10% dos adultos. As queimaduras estão entre as principais causas externas de morte, perdendo apenas para outras causas violentas, que incluem acidentes no trânsito e homicídios.

Mobilização em Florianópolis

Das 9 às 15h, na escadaria do Rosário, esquina das ruas Vidal Ramos e Marechal Deodoro, profissionais médicos, de enfermagem, de fisioterapia, acadêmicos da Saúde, estudantes do Ensino Médio e bombeiros militares estarão à disposição do público para alertar sobre os riscos de acidentes com queimaduras.


- A situação se agrava nesta época do ano, quando os próprios pais envolvem seus filhos nos preparativos para as festas juninas, acendendo fogueiras e lançando foguetes", observa o fisioterapeuta Juliano Tibola - diretor executivo da SBQ.

Orientações da ONG Criança Segura para evitar queimaduras


Nas festas juninas não permita brincadeiras com balões ou de saltar fogueira.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Samae fará instalação de espera de esgoto nesta terça-feira (22)

O serviço será executado na Rua Sizino Garcia, das 7h30 às 12h. Durante a execução, o fluxo de veículos estará em meia pista
Samae fará instalação de espera de esgoto nesta terça-feira (22)
Geral

Morre o Papa Francisco, líder mundial da Igreja Católica, aos 88 anos

Anúncio foi feito nesta segunda-feira, 21, pelo Vaticano
Morre o Papa Francisco, líder mundial da Igreja Católica, aos 88 anos
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Bolão de SC leva prêmio de R$ 52 milhões na Mega-Sena

Aposta foi feita em Concórdia
Bolão de SC leva prêmio de R$ 52 milhões na Mega-Sena
Ver mais de Geral