Geral

Da Espanha de volta ao banco da escola

Viagem à Europa já acabou, mas projeto da bala antitabagismo continua

11 Mar 2019 - 18h40Por PMJS
Da Espanha de volta ao banco da escola - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

O que mais chamou a atenção das alunas do 8º ano Leticia Luisa Braun e Scheila Aparecida Straub de Souza, da Escola Luiz Gonzaga Ayroso, foram os prédios antigos de Barcelona, na Espanha. Elas esperavam uma cidade agitada e moderna e, ao se depararem com construções antigas, se supreenderam.

Câmara de Vereadores de Jaraguá

As meninas e mais dois professores do bairro Jaraguá 84, Jean Mary Facchini (orientador das alunas) e Leoní Cimardi (professora acompanhante), estiveram no maior país da Península Ibérica de 26 de fevereiro a 5 de março para participar de uma feira internacional de Ciências, a Exporecerca Jove. 

Tudo começou no projeto de iniciação científica oferecido no contraturno escolar na Luiz Gonzaga Ayroso pelo professor Jean Facchini. As colegas do 8º ano se inscreveram, iniciaram um projeto envolvendo o tema couve e o aperfeiçoaram até chegar na bala antitabagismo, que chamou a atenção de avaliadores brasileiros e agora também da Europa. Leticia e Scheila não receberam colocação de destaque na feira da Espanha, mas puderam observar olhos admirados da banca avaliadora.

“Acabamos escutando dos avaliadores um comentário que nos deixou felizes e tristes ao mesmo tempo: ‘Surpreendente que esse trabalho seja do Brasil’”, comentou o professor Jean. Ele explicou que ao mesmo tempo que esse comentário foi recebido como um elogio, também foi visto como um descrédito de que o Brasil é capaz de produzir ciência.

O projeto da bala antitabagismo está em fase de avaliação e pesquisa em parceria com faculdades. Caso comprovados seus efeitos, tem chance de ser patenteado e as balas, vendidas. “Já tivemos até pedidos de encomenda, mas ainda não podemos vender nem comprovar nada sem as pesquisas”, adiantou o professor Jean, que neste ano já tem viagem marcada para fora do Brasil com outros alunos e outro projeto de iniciação científica do Jaraguá 84.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Chuva provoca estragos em Jaraguá

Em poucos minutos, no fim da tarde de segunda-feira (1º), choveu 80 milímetros e o acumulado do dia chegou a 100 milímetros.
Chuva provoca estragos em Jaraguá
Geral

Chuva prejudicou estradas em todo o interior de Corupá, afirma Prefeitura

Com o terreno bastante encharcado e a continuidade da chuva, os deslizamentos de encostas é outro perigo iminente
Chuva prejudicou estradas em todo o interior de Corupá, afirma Prefeitura
Geral

Defesa Civil registra deslizamentos de terra em Guaramirim

Um escorregamento de terra ocorreu no morro da Polícia Militar, alagamentos em diversos pontos do interior e centro da cidade pela quantidade de água, entre outros episódios.
Defesa Civil registra deslizamentos de terra em Guaramirim
Saúde

Estado chega a 238 mil doses aplicadas contra a Covid-19

Os dados foram divulgados nesta segunda,1º de março, no Balanço Parcial de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
 Estado chega a 238 mil doses aplicadas contra a Covid-19
Ver mais de Geral