Geral

Da Espanha de volta ao banco da escola

Viagem à Europa já acabou, mas projeto da bala antitabagismo continua

11 Mar 2019 - 18h40Por PMJS

O que mais chamou a atenção das alunas do 8º ano Leticia Luisa Braun e Scheila Aparecida Straub de Souza, da Escola Luiz Gonzaga Ayroso, foram os prédios antigos de Barcelona, na Espanha. Elas esperavam uma cidade agitada e moderna e, ao se depararem com construções antigas, se supreenderam.

As meninas e mais dois professores do bairro Jaraguá 84, Jean Mary Facchini (orientador das alunas) e Leoní Cimardi (professora acompanhante), estiveram no maior país da Península Ibérica de 26 de fevereiro a 5 de março para participar de uma feira internacional de Ciências, a Exporecerca Jove. 

Tudo começou no projeto de iniciação científica oferecido no contraturno escolar na Luiz Gonzaga Ayroso pelo professor Jean Facchini. As colegas do 8º ano se inscreveram, iniciaram um projeto envolvendo o tema couve e o aperfeiçoaram até chegar na bala antitabagismo, que chamou a atenção de avaliadores brasileiros e agora também da Europa. Leticia e Scheila não receberam colocação de destaque na feira da Espanha, mas puderam observar olhos admirados da banca avaliadora.

“Acabamos escutando dos avaliadores um comentário que nos deixou felizes e tristes ao mesmo tempo: ‘Surpreendente que esse trabalho seja do Brasil’”, comentou o professor Jean. Ele explicou que ao mesmo tempo que esse comentário foi recebido como um elogio, também foi visto como um descrédito de que o Brasil é capaz de produzir ciência.

O projeto da bala antitabagismo está em fase de avaliação e pesquisa em parceria com faculdades. Caso comprovados seus efeitos, tem chance de ser patenteado e as balas, vendidas. “Já tivemos até pedidos de encomenda, mas ainda não podemos vender nem comprovar nada sem as pesquisas”, adiantou o professor Jean, que neste ano já tem viagem marcada para fora do Brasil com outros alunos e outro projeto de iniciação científica do Jaraguá 84.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral