Geral

Cúpula do PSDB tenta acordo antes do início da convenção deste sábado

28 Mai 2011 - 13h43

Em busca de um acordo que minimize o racha na sigla, a cúpula do PSDB tenta um acordo antes de dar início à convenção que vai eleger o novo diretório nacional e a executiva do partido neste sábado. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador Geraldo Alckmin (SP) e o senador Aloysio Nunes Ferreira negociam os termos finais do acordo.


Os três, que neste momento voam juntos em direção a Brasília, discutem a oferta feita ao ex-governador José Serra para aceitar presidir o Conselho Político do PSDB. Até ontem à noite, Serra não havia sinalizado aceitar o posto.

Pelo desenho proposto, o órgão seria enxuto, com seis membros, teria poder de deliberação junto à Executiva e estrutura administrativa e financeira. Apesar disso, o ex-governador considerava o órgão meramente figurativo.

Segundo tucanos, o ex-governador teria dormido em Brasília à espera do início da convenção. A intenção dos tucanos é apresentar uma chapa única com o acordo antes do início do evento.

A polêmica está em torno da presidência do ITV (Instituto Teotônio Vilela), ligado ao PSDB. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defende que o posto fique com Serra - sem cargo público desde que deixou o Palácio dos Bandeirantes para disputar a Presidência da República no ano passado.

Serra também espera ficar com o comando do ITV, mas a ala do PSDB ligada ao senador Aécio Neves (PSDB) prefere que o instituto fique sob a batuta do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) - que já foi convidado para assumir o posto.


Em meio ao impasse, o deputado federal Sérgio Guerra (PE) será reconduzido à presidência da legenda durante a convenção.

FOLHA.COM



Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira
Política

Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim

Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Geral

Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo

Os usuários que estacionarem na Zona Azul da cidade e não efetuarem o pagamento, continuarão a receber o Aviso de Cobrança de Tarifa, mas somente poderão efetuar a quitação no prazo de até 10 minutos a partir do horário de emissão do aviso
Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo
Saúde

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região
Ver mais de Geral