Mês do Trânsito - Rádio
CPI dos Medicamentos

CPI alerta sobre anabolizantes e suplementos alimentares

14 Jul 2016 - 11h56
CPI alerta sobre anabolizantes e suplementos alimentares -

Durante a última reunião, realizada na terça-feira (12/07), o médico alertou para a gravidade do consumo de anabolizantes e para o aumento dos casos de adolescente que estão utilizando essas substâncias.

Outro assunto abordado foi o consumo indiscriminado de suplementos alimentares. Um estudo realizado na União Européia demonstra a contaminação desses produtos com substâncias proibidas ou medicamentos, a exemplo da sibutramina e remédios para disfunção erétil. Apesar de não existir estudos a respeito no Brasil o endocrinologista acredita que aqui a situação tende a ser pior. Outros dados apresentados apontam informações sobre a ligação do uso termogênicos com doenças graves, como infarto, falência renal e hepatite.


A situação dos anabolizantes ainda é mais grave, segundo Hohl. “Essas substâncias devem ser utilizadas apenas com indicação específica para pessoas que têm deficiência de testosterona”, comentou o médico. Segundo ele quando os anabolizantes são utilizados por pessoas com os níveis normais desse hormônio, as consequências tendem a ser gravíssimas para a saúde. “Tem pessoas que tomam doses até 60 vezes mais que o corpo produz”, disse.

Da mesma forma, o uso de anabolizantes para animais é outro problema grave. “Estamos cansados de receber pacientes no Hospital Universitário da UFSC que usam essas substâncias. E não há controle nenhum sobre a venda, a comercialização desses produtos”, alertou. Hohl afirmou que cada dia mais pessoas com menos de 18 anos vão ao consultório, levados pelos pais. Além da maconha, da cocaína, o anabolizante também entra nessa lista de substâncias que os pais encontram nos quartos dos filhos. “São casos assustadores”, completou.


O presidente da CPI, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), destacou a importância do depoimento de Hohl. “Está ficando cada vez mais clara a incapacidade do Estado em ter controle sobre essa situação”, disse. “Mais uma vez a CPI contribui de forma efetiva para o esclarecimento e para a informação da população”, finalizou.

Matérias Relacionadas

Geral

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

As dezenas sorteadas foram as seguintes: 03 - 07 - 17 - 20 - 48 - 50
Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões
Economia

Pedidos de seguro-desemprego caem 9,3% na primeira metade de setembro

No acumulado do ano, total de requerimentos sobe 6,7%
Pedidos de seguro-desemprego caem 9,3% na primeira metade de setembro
Esportes

Organizadores de Tóquio propõem redução de funcionários nos Jogos

Também é cogitada a redução do funcionamento dos espaços para treinos
Organizadores de Tóquio propõem redução de funcionários nos Jogos
Variedades

Cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais é tema de curso online da Epagri no dia 30

Não é preciso se inscrever para participar do curso, basta acessar o link no dia e hora marcados
Ver mais de Geral