Mobilidade
CPI dos Medicamentos

CPI alerta sobre anabolizantes e suplementos alimentares

14 Jul 2016 - 11h56

Durante a última reunião, realizada na terça-feira (12/07), o médico alertou para a gravidade do consumo de anabolizantes e para o aumento dos casos de adolescente que estão utilizando essas substâncias.


Outro assunto abordado foi o consumo indiscriminado de suplementos alimentares. Um estudo realizado na União Européia demonstra a contaminação desses produtos com substâncias proibidas ou medicamentos, a exemplo da sibutramina e remédios para disfunção erétil. Apesar de não existir estudos a respeito no Brasil o endocrinologista acredita que aqui a situação tende a ser pior. Outros dados apresentados apontam informações sobre a ligação do uso termogênicos com doenças graves, como infarto, falência renal e hepatite.

A situação dos anabolizantes ainda é mais grave, segundo Hohl. “Essas substâncias devem ser utilizadas apenas com indicação específica para pessoas que têm deficiência de testosterona”, comentou o médico. Segundo ele quando os anabolizantes são utilizados por pessoas com os níveis normais desse hormônio, as consequências tendem a ser gravíssimas para a saúde. “Tem pessoas que tomam doses até 60 vezes mais que o corpo produz”, disse.

Da mesma forma, o uso de anabolizantes para animais é outro problema grave. “Estamos cansados de receber pacientes no Hospital Universitário da UFSC que usam essas substâncias. E não há controle nenhum sobre a venda, a comercialização desses produtos”, alertou. Hohl afirmou que cada dia mais pessoas com menos de 18 anos vão ao consultório, levados pelos pais. Além da maconha, da cocaína, o anabolizante também entra nessa lista de substâncias que os pais encontram nos quartos dos filhos. “São casos assustadores”, completou.


O presidente da CPI, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), destacou a importância do depoimento de Hohl. “Está ficando cada vez mais clara a incapacidade do Estado em ter controle sobre essa situação”, disse. “Mais uma vez a CPI contribui de forma efetiva para o esclarecimento e para a informação da população”, finalizou.

Matérias Relacionadas

Geral

CCJ da Alesc aprova projeto de Lunelli que prevê criação de parques alagáveis em SC

Em Jaraguá do Sul, medida minimizou sensivelmente os efeitos das enxurradas
CCJ da Alesc aprova projeto de Lunelli que prevê criação de parques alagáveis em SC
Geral

Definidos os valores dos ingressos para a Schützenfest 2024

A maior festa de atiradores do Brasil terá os mesmos valores de entrada, praticados na edição anterior
Definidos os valores dos ingressos para a Schützenfest 2024
Geral

Segue a concretagem na subida do Morro Boa Vista

A pavimentação será feita em duas etapas.
Segue a concretagem na subida do Morro Boa Vista
Geral

Décio da Silva, Presidente do Conselho da WEG, recebe o título de Eminente Engenheiro do Ano 2024

Engenheiro começou sua carreira com 12 anos na "escolinha da WEG" e hoje é referência nacional em gestão
Décio da Silva, Presidente do Conselho da WEG, recebe o título de Eminente Engenheiro do Ano 2024
Ver mais de Geral