Caraguá
CPI dos Medicamentos

CPI alerta sobre anabolizantes e suplementos alimentares

14 Jul 2016 - 11h56
CPI alerta sobre anabolizantes e suplementos alimentares -

Durante a última reunião, realizada na terça-feira (12/07), o médico alertou para a gravidade do consumo de anabolizantes e para o aumento dos casos de adolescente que estão utilizando essas substâncias.

Outro assunto abordado foi o consumo indiscriminado de suplementos alimentares. Um estudo realizado na União Européia demonstra a contaminação desses produtos com substâncias proibidas ou medicamentos, a exemplo da sibutramina e remédios para disfunção erétil. Apesar de não existir estudos a respeito no Brasil o endocrinologista acredita que aqui a situação tende a ser pior. Outros dados apresentados apontam informações sobre a ligação do uso termogênicos com doenças graves, como infarto, falência renal e hepatite.


A situação dos anabolizantes ainda é mais grave, segundo Hohl. “Essas substâncias devem ser utilizadas apenas com indicação específica para pessoas que têm deficiência de testosterona”, comentou o médico. Segundo ele quando os anabolizantes são utilizados por pessoas com os níveis normais desse hormônio, as consequências tendem a ser gravíssimas para a saúde. “Tem pessoas que tomam doses até 60 vezes mais que o corpo produz”, disse.

Da mesma forma, o uso de anabolizantes para animais é outro problema grave. “Estamos cansados de receber pacientes no Hospital Universitário da UFSC que usam essas substâncias. E não há controle nenhum sobre a venda, a comercialização desses produtos”, alertou. Hohl afirmou que cada dia mais pessoas com menos de 18 anos vão ao consultório, levados pelos pais. Além da maconha, da cocaína, o anabolizante também entra nessa lista de substâncias que os pais encontram nos quartos dos filhos. “São casos assustadores”, completou.


O presidente da CPI, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), destacou a importância do depoimento de Hohl. “Está ficando cada vez mais clara a incapacidade do Estado em ter controle sobre essa situação”, disse. “Mais uma vez a CPI contribui de forma efetiva para o esclarecimento e para a informação da população”, finalizou.

Matérias Relacionadas

Geral

Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet

De acordo com a argumentação do músico, 19 canções próprias foram disponibilizadas no serviço de streaming oferecido pela plataforma (ré), sem os devidos créditos
Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet
Geral

Jaraguá em Dança invade o fim de semana

Serão sete sessões com 81 apresentações até domingo
Jaraguá em Dança invade o fim de semana
Geral

Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou nesta semana duas ordens de serviços que autorizam o início de pavimentações das duas vias do interior
Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas
Geral

Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul

Desobstrução desses locais é uma medida preventiva, que visa facilitar o escoamento dos rios
Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral