feirão de empregos
GERAL

Covas veta motos na Marginal do Pinheiros e cria áreas com máxima de 30km/h

17 Abr 2019 - 15h45Por Isabela Palhares

O prefeito Bruno Covas lançou nesta quarta-feira, 17, um plano de segurança para reduzir o número de acidentes no trânsito de São Paulo, que prevê a redução de velocidades em algumas regiões da cidade e veta motos na pista expressa da Marginal do Pinheiros. A ação prevê a criação de "áreas calmas", com velocidade máxima de 30km/h.

A redução vai na contramão da política de trânsito adota por seu antecessor, o governador João Doria que aumentou os limites de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros. Segundo Covas, a medida adotada em 2017 vai ser mantida. "Foi um compromisso combinado com a população. Não posso agora fazer algo diferente", disse.

Entre as ações previstas para a marginais está a proibição da circulação de motos na pista expressa da Marginal do Pinheiros, no sentido Interlagos/Castelo Branco, como já ocorre na Marginal do Tietê. "As marginais são pistas expressas e assim devem ser tratadas. O principal fator de acidentes nessas vias são as motos, por isso, a ação adotada será esta", disse Edson Caram, secretário de Mobilidade e Transportes.

A mudança deverá ocorrer até maio. A proibição às motos já ocorre nas pistas expressa e central da Marginal do Tietê, entre as 6h e 22h. O veto no sentido Interlagos da Marginal do Pinheiros ainda não é possível, pois há pontos em que não há divisão entre pista local e expressa. Segundo Caram, a CET estuda uma forma de fazer a separação.

As medidas estão no Plano de Segurança Viária 2019-2028 e prevê a alocação de R$ 35 milhões para as intervenções de segurança viária, com a criação de quatro "áreas calmas"- em Santana, São Miguel Paulista, Lapa e Centro - e "rotas escolares seguras". As "áreas calmas", além da redução de velocidade máxima, terão estreitamento de pistas, instalação de lombadas e faixas de pedestre elevadas, maior tempo de travessia para pedestre e alargamento de calçadas.

Segundo o prefeito, as ações pretendem reduzir o alto número de mortes na cidade. A meta da gestão é chegar a 2020 com o índice de mortes no trânsito a 6 a cada cem mil habitantes.

Matérias Relacionadas

Geral

Morre ex-vereador de Guaramirim, João Vick

Velório ocorre nesta sexta-feira (24) no bairro Guamiranga
Morre ex-vereador de Guaramirim, João Vick
Geral

Bebê de pouco mais de um ano morre em Schroeder

Criança estava inconsciente quando foi atendida pelos bombeiros
Bebê de pouco mais de um ano morre em Schroeder
Geral

Apae assina termo de fomento para o Projeto Centro Cultural

Recurso de fundo será usado na compra de móveis e materiais para o espaço
Apae assina termo de fomento para o Projeto Centro Cultural
Geral

(FOTOS) Loja é atingida por incêndio em São João do Itaperiú

O fato ocorreu por volta das 5h20 desta quinta-feira (23) na rua José Bonifácio Pires.
(FOTOS) Loja é atingida por incêndio em São João do Itaperiú
Ver mais de Geral