Geral

Corupá sediará Simulado de Resgate e Salvamento em Estruturas Colapsadas em Túneis

Se a condição climática permitir, o helicóptero Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, sediado em Blumenau, participará do simulado

24 Set 2019 - 06h00Por Janici Demetrio
Corupá sediará Simulado de Resgate e Salvamento em Estruturas Colapsadas em Túneis - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A partir das 8h desta terça-feira (24) com previsão de término ao meio dia de quarta-feira (25) Corupá será palco de um treinamento que incluirá, além de palestras, um simulado de resgate e salvamento em estruturas colapsadas em túneis. 

Conforme o coordenador da Defesa Civil Estadual, sargento Oswaldo Gonçalves, o evento contará com a participação de Bombeiros Militares de São Bento do Sul e Itajaí, Bombeiros Voluntários de Corupá, Jaraguá do Sul, Itaiópolis, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba, Grupo de Resgate de Alto Risco-GERAR, e os Bombeiros de Indaial que são especialistas neste tipo de resgate e salvamento, inclusive tendo participado de operações nacionais e internacionais. 

Se a condição climática permitir, o helicóptero Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, sediado em Blumenau, participará do simulado, aumentando o realismo do treinamento. 

Tendo como objetivo aperfeiçoar equipes de resgate em estruturas colapsadas em túneis, o treinamento acontecerá na divisa de São Bento do Sul e Corupá, na área de Rio Natal e Osvaldo Amaral, onde será montado o acampamento, e contará com a participação de Sergio Luis Chagas, ex-sargento do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais e com extenso currículo com palestras, treinamentos e operações nacionais e internacionais, e dentre elas Instrutor de Emergências na Universidade de Bombeiros do Texas-EUA. 

A programação em Corupá, faz parte da Operação Primavera 2019, deflagrada em todo o estado pela Defesa Civil. A iniciativa também busca preparar a estrutura do Governo do Estado, integrando todos os órgãos e instituições catarinenses, em ações conjuntas preventivas e de resposta em apoio aos municípios. 

Outro foco da Operação é aumentar a percepção e o sentido de auto-proteção da população demonstrando a importância de cada pessoa na redução de riscos. Por isso, neste período serão desenvolvidas ações preventivas, exposições, palestras, simulados, capacitações, dentre outros. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Beber chá verde 3 vezes por semana reduz risco de derrame, diz estudo

A explicação está nos polifenóis, um poderoso antioxidante com ação nos vasos sanguíneos
Beber chá verde 3 vezes por semana reduz risco de derrame, diz estudo
Mundo

Chuva cai pelo 2º dia e ajuda bombeiros a apagar fogo na Austrália

Muitos dos animais afetados tiveram seus habitats destruídos. Desta forma, especialistas alertam para o risco de extinção de algumas espécies
Chuva cai pelo 2º dia e ajuda bombeiros a apagar fogo na Austrália
Brasil

Santos usa drone com inseticida para combater mosquito da Dengue

O equipamento sobrevoa regiões de risco e joga o produto para matar ovos e larvas do Aedes aegypti
Santos usa drone com inseticida para combater mosquito da Dengue
Geral

Eleitor deve ficar atento aos prazos para regularizar situação junto a Justiça Eleitora

Para o eleitor que perdeu o prazo para fazer a biometria na cidade, a situação também poderá ser regularizada até o dia 6 de maio
Eleitor deve ficar atento aos prazos para regularizar situação junto a Justiça Eleitora
Ver mais de Geral