Campanha Sarampo
Geral

Corupá sediará Simulado de Resgate e Salvamento em Estruturas Colapsadas em Túneis

Se a condição climática permitir, o helicóptero Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, sediado em Blumenau, participará do simulado

24 Set 2019 - 06h00Por Janici Demetrio
Corupá sediará Simulado de Resgate e Salvamento em Estruturas Colapsadas em Túneis - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A partir das 8h desta terça-feira (24) com previsão de término ao meio dia de quarta-feira (25) Corupá será palco de um treinamento que incluirá, além de palestras, um simulado de resgate e salvamento em estruturas colapsadas em túneis. 

Conforme o coordenador da Defesa Civil Estadual, sargento Oswaldo Gonçalves, o evento contará com a participação de Bombeiros Militares de São Bento do Sul e Itajaí, Bombeiros Voluntários de Corupá, Jaraguá do Sul, Itaiópolis, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba, Grupo de Resgate de Alto Risco-GERAR, e os Bombeiros de Indaial que são especialistas neste tipo de resgate e salvamento, inclusive tendo participado de operações nacionais e internacionais. 

Se a condição climática permitir, o helicóptero Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, sediado em Blumenau, participará do simulado, aumentando o realismo do treinamento. 

Tendo como objetivo aperfeiçoar equipes de resgate em estruturas colapsadas em túneis, o treinamento acontecerá na divisa de São Bento do Sul e Corupá, na área de Rio Natal e Osvaldo Amaral, onde será montado o acampamento, e contará com a participação de Sergio Luis Chagas, ex-sargento do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais e com extenso currículo com palestras, treinamentos e operações nacionais e internacionais, e dentre elas Instrutor de Emergências na Universidade de Bombeiros do Texas-EUA. 

A programação em Corupá, faz parte da Operação Primavera 2019, deflagrada em todo o estado pela Defesa Civil. A iniciativa também busca preparar a estrutura do Governo do Estado, integrando todos os órgãos e instituições catarinenses, em ações conjuntas preventivas e de resposta em apoio aos municípios. 

Outro foco da Operação é aumentar a percepção e o sentido de auto-proteção da população demonstrando a importância de cada pessoa na redução de riscos. Por isso, neste período serão desenvolvidas ações preventivas, exposições, palestras, simulados, capacitações, dentre outros. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Schützenfest

Ingressos para a 31ª Schützenfest poderão ser adquiridos pela internet

A medida visa trazer mais comodidade ao público e também reduzir as filas de acesso ao Parque de Eventos
Ingressos para a 31ª Schützenfest poderão ser adquiridos pela internet
Geral

Menina morre após cair do 18º andar de prédio em construção em Piçarras

A criança chegou a ser socorrida pela família, levada para o pronto atendimento, mas não resistiu aos ferimentos
Menina morre após cair do 18º andar de prédio em construção em Piçarras
Jaraguá do Sul

SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul

Interessados devem comparecer à agência Sine em Jaraguá do Sul, no piso térreo da Rodoviária
SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul
Santa Catarina

Santa Catarina tem a menor desigualdade de renda do país, aponta IBGE

Os dados, referentes ao ano de 2018, mostram que o rendimento dos 10% mais ricos do estado equivale a 12,6 vezes o rendimento dos 10% mais pobres
Santa Catarina tem a menor desigualdade de renda do país, aponta IBGE
Ver mais de Geral