Campeonato Catarinense 2020
aniversário de Corupá

Corupá comemora 119 anos de fundação

06 Jul 2016 - 18h12
Corupá comemora 119 anos de fundação -

Antes de receber o nome de Corupá, que em língua indígena significa "lugar de muitas pedras", o Município chamava-se Hansa Humboldt, em homenagem ao naturalista alemão Alexander Von Humboldt e a Companhia Hanseática de Colonização.

Atualmente a economia do município, apesar de diversificada, se destaca principalmente na agricultura, com a bananicultura; Corupá é a Capital Catarinense da Banana.


No ramo industrial destaca-se na área moveleira, metalúrgica e têxtil. O cultivo de plantas ornamentais é forte no município, tornando-o um dos maiores produtores estaduais neste segmento. É sede do Orquidário Catarinense, que há 100 anos se dedica ao cultivo e comercialização de orquídeas e bromélias e é responsável pela descoberta de várias espécies. Devido à geografia acidentada, tem uma vocação natural para a prática da atividade turística junto aos atrativos naturais, como as cachoeiras.

No artesanato, Corupá possui uma matéria-prima diferenciada: os resíduos da produção de bananas. A utilização da fibra da bananeira na confecção de inúmeros produtos, como bolsas, chapéus e enfeites, vem trazendo benefícios para as produtoras rurais da região como fonte de renda extra. A culinária com pratos à base de banana, tanto doces como salgados, também merece destaque. Produtos coloniais derivados da banana, como a banana passa, cachaça, doces e geleias, são comuns na região.

App Prefeitura

Matérias Relacionadas

Geral

Maiara e Maraisa se apresentam na 17ª Fecarroz

A Fecarroz será entre os dias 28 de abril e 3 de maio, no parque municipal de eventos, em Massaranduba.
Maiara e Maraisa  se apresentam na 17ª Fecarroz
Saúde

Coreia do Sul anuncia 161 novos casos de coronavírus

Número total de pessoas infectadas no país subiu para 763
Coreia do Sul anuncia 161 novos casos de coronavírus
Guaramirim

GUARAMIRIM - Melhorias para atender os alunos da EMEF Dorvalino Felippi

Conforme a secretária de Educação, Marja Rebelato, a reforma está dentro do cronograma previsto
GUARAMIRIM - Melhorias para atender os alunos da EMEF Dorvalino Felippi
Geral

Inaugurado o novo sistema de abastecimento de água do Rio Molha, em Jaraguá

Localidade sofria com falta de água em temporada de chuvas constantes. Investimento foi de R$ 4 milhões. Bairro Boa Vista também será beneficiado com mesmo modelo
Inaugurado o novo sistema de abastecimento de água do Rio Molha, em Jaraguá
Ver mais de Geral