transito
aniversário de Corupá

Corupá comemora 119 anos de fundação

06 Jul 2016 - 18h12

Antes de receber o nome de Corupá, que em língua indígena significa "lugar de muitas pedras", o Município chamava-se Hansa Humboldt, em homenagem ao naturalista alemão Alexander Von Humboldt e a Companhia Hanseática de Colonização.


Atualmente a economia do município, apesar de diversificada, se destaca principalmente na agricultura, com a bananicultura; Corupá é a Capital Catarinense da Banana.

No ramo industrial destaca-se na área moveleira, metalúrgica e têxtil. O cultivo de plantas ornamentais é forte no município, tornando-o um dos maiores produtores estaduais neste segmento. É sede do Orquidário Catarinense, que há 100 anos se dedica ao cultivo e comercialização de orquídeas e bromélias e é responsável pela descoberta de várias espécies. Devido à geografia acidentada, tem uma vocação natural para a prática da atividade turística junto aos atrativos naturais, como as cachoeiras.

No artesanato, Corupá possui uma matéria-prima diferenciada: os resíduos da produção de bananas. A utilização da fibra da bananeira na confecção de inúmeros produtos, como bolsas, chapéus e enfeites, vem trazendo benefícios para as produtoras rurais da região como fonte de renda extra. A culinária com pratos à base de banana, tanto doces como salgados, também merece destaque. Produtos coloniais derivados da banana, como a banana passa, cachaça, doces e geleias, são comuns na região.

Matérias Relacionadas

Geral

Compra e venda de veículo: a importância do contrato

Confira as dicas
Compra e venda de veículo: a importância do contrato
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Ver mais de Geral