Geral

Correios comemoram em 25 de janeiro o Dia do Carteiro

24 Jan 2012 - 19h31

Os Correios realizam durante esta semana, em todo o Brasil, uma série de eventos alusivos ao Dia do Carteiro, comemorado no dia 25 de janeiro, em referência à data de criação do Correio-Mor no Brasil, em 1663. Os carteiros representam a principal categoria profissional da empresa, presente em todos os municípios brasileiros.


Para atender a um país com dimensões continentais como o Brasil, e fazer a entrega de 8,85 bilhões de objetos por ano, a ECT possui em seus quadros 58.800 carteiros, o que representa mais da metade do efetivo da empresa. Juntos, eles percorrem por dia cerca de 400 mil quilômetros. Em Santa Catarina, trabalham 2.300 carteiros distribuindo mais de um milhão de objetos postais por dia.

Escolhido como empregado-símbolo da ECT, o carteiro é a face mais visível da empresa junto à população, sendo recebido com cordialidade e carinho em cada residência que visita. Boa parte da credibilidade alcançada pela ECT junto à população deve-se à confiança que os brasileiros depositam nos carteiros.

Para que estes profissionais possam desempenhar sua atividade com segurança e qualidade, os Correios possuem equipes destinadas a pesquisar constantemente melhorias das condições de trabalho. Como resultado, há vários anos a ECT fornece aos carteiros treinamento e equipamentos especiais, como bolsa, calçado, boné, óculos de sol, protetor solar e uniforme adaptado às condições climáticas de cada região do País.


Os carteiros, além da distribuição das correspondências, são também responsáveis pela difusão de importantes campanhas de conscientização da população e promoção da cidadania. Podem ser citadas as campanhas já realizadas de incentivo ao combate à dengue, aleitamento materno, doação de sangue e de medula óssea e Papai Noel dos Correios. Atuam, também, em ações para melhoria de suas condições de trabalho, como na campanha de conscientização para a correta instalação das caixas de correios, fora do alcance de cães, para garantir tanto a integridade dos carteiros quanto a dos objetos postais.

Novas instalações - Para marcar o Dia do Carteiro, uma das ações em Santa Catarina é a inauguração das novas instalações do CDD (Centro de Distribuição Domiciliária) de Balneário Camboriú, localizado à rua 600, nº 1050, no Centro. O evento acontecerá no próprio dia 25 (quarta), a partir das 9h. O CDD distribui 34 mil objetos por dia e, para melhor atender à demanda, teve suas novas instalações construídas mediante chamamento público e contrato de locação de cinco anos, algo inovador para os Correios do Brasil. O imóvel possui 1.242 m² divididos em duas áreas: administrativa e operacional -, além de estacionamentos coberto e descoberto.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga

O animal invadiu um terreno no bairro Cerro Negro e não conseguiu mais sair. Segundo informações dos bombeiros, no local haviam alguns pavões
Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga
Geral

Corpo de Jairê Engler será velado na Corporação dos Bombeiros de Schroeder 

Comandante morreu no início da tarde desta sexta-feira (14) vítima de acidente de trânsito
Corpo de Jairê Engler será velado na Corporação dos Bombeiros de Schroeder 
Geral

Comunidade lamenta a morte do comandante dos Bombeiros de Schroeder

Pelas redes sociais, diversas pessoas se manifestaram, lamentando a partida precoce de Jairê Michel Engler, 26 anos
Comunidade lamenta a morte do comandante dos Bombeiros de Schroeder
Geral

Corporações da região se unem para cumprir escala de plantão em Schroeder

Comandante, Jairê Michel Engler, 26 anos, morreu nesta sexta-feira (14) vítima de acidente
Corporações da região se unem para cumprir escala de plantão em Schroeder
Ver mais de Geral