transito
GERAL

Correção: ONG do Brasil apela em jornal britânico para que Banksy pinte seu muro

06 Mar 2019 - 23h02Por Célia Froufe, de Londres, e Eduardo Gayer, especial para o Estado

A nota enviada anteriormente contém uma incorreção no título. Segue o texto corrigido:

Um pedido inusitado apareceu na edição desta quarta-feira, 6, do jornal britânico Metro, de distribuição gratuita nas estações de transporte público de Londres. A Organização Não Governamental (ONG) brasileira Instituto Projeto Sonhar, que atende crianças em situação de risco e violência no Capão Redondo, região de São Paulo, pediu, por meio de um anúncio de quase meia página no tabloide, para que o polêmico artista britânico Banksy pintasse os muros de sua sede. Uma foto com a potencial "tela", ainda em cinza do concreto, acompanha a solicitação.

Banksy é o pseudônimo do pintor de grafites conhecido por seus trabalhos em estêncil em pontes, muros e ruas de várias cidades do mundo, mas principalmente das inglesas Bristol e Londres. Ele também é ativista político, com forte apelo social. Especula-se que a identidade do autor seja de Robin Gunningham, nascido em Bristol. Há, no entanto, quem afirme que ele é escocês. Um de seus trabalhos mais famosos, que mostra uma menina com um balão vermelho em forma de coração, de 2006, foi reproduzido e leiloado em outubro do ano passado. Logo após a obra ser arrematada por um milhão de libras, deslizou para fora da moldura e foi picotada em tiras, sendo autodestruída.

A carta ao artista no jornal diz que todos sabem que ele pinta muros em todo o mundo e, em letras garrafais, apela: "Banksy, tem um muro para você". O texto continua dizendo que é de conhecimento geral que nem todos os proprietários dos muros escolhidos pelo pintor ficam felizes com a quantidade de pessoas que suas pinturas atraem. Como se estivesse sublinhado com uma caneta esferográfica, o apelo no jornal segue: "nós amaríamos ter essa atenção. Nós precisamos dela".

Alex Sandro de Lima, fundador e coordenador do Instituto Sonhar, afirmou ao Estado que a ideia é justamente atrair olhares para o projeto. "A gente a mobilização que o Bansky traz. Onde passa é divulgado, vira uma comoção que atrai todos os públicos." Mesmo sem uma resposta do grafiteiro, o anúncio já deu algum retorno: a ONG recebeu diversas manifestações de apoio em suas redes sociais, além de doações no site do instituto.

O pedido prossegue explicando que se trata de uma ONG pequena do Brasil que cuida de crianças vulneráveis e jovens expostos a riscos sociais e pessoais, e que tiveram seus direitos violados seja pelas suas famílias, sociedade ou Estado.

"Sim, é tão duro quanto realmente parece, e eles precisam de toda ajuda que puderem ter", justificou, acrescentando que é por este motivo que a ONG necessita atenção. A atenção, conforme a carta, se reflete em doações e doações podem fazer a atividade da Organização mais fácil. "É por isso que queremos doar todos os nossos muros para você. Nós adoraríamos isso."

Mais uma vez simulando um grifo posterior ao texto impresso, a solicitação continua: "Por favor, venha, pinte-os e ajude a pessoas a nos conhecer. Estaremos esperando." Em seguida, é colocado o endereço do Instituto, localizado na Rua Joaquim Braga, 32, no Capão Redondo, em São Paulo, no Brasil. Ao final, outro pedido: "PS- Se você não é Banksy, mas também quer nos ajudar, faça suas doações para projetosonhar.org/como-apoiar."U

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral