Geral

Corpus Christi é marcado por tranquilidade e paz em Jaraguá do Sul

O pároco Hélio Feuser, comenta que esse é o único momento em que o Sacrário sai de dentro da igreja

20 Jun 2019 - 13h31Por Camila Silveira Rosa
Corpus Christi é marcado por tranquilidade e paz em Jaraguá do Sul - Crédito: Camila Silveira Rosa Crédito: Camila Silveira Rosa

Ainda era escuro e o termômetro marcava 17ºC. Era possível ver as estrelas e a lua no céu claro, típico da estação do ano. Alguns carros transitavam pelas ruas que estavam parcialmente interditadas para a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi na manhã desta quinta-feira (20), no Centro de Jaraguá do Sul.

A manhã estava tão tranquila que os Bombeiros Voluntários foram chamados quatro vezes – das 5 às 7h30 -, para atender a emergências médicas e a Polícia Militar não relatou nenhuma ocorrência. O que se ouvia pelas ruas, eram as risadas e cantorias de quem madrugou para essa celebração tradicional.

A pequena Bianca Pavanello Siqueira, de nove anos, participa com a família há quatro anos desse momento. Segundo ela, é muito bom estar com os familiares e poder fazer novos amigos. Mas há também pessoas que participam dessa tradição católica há muito tempo, como é Ademir Demathe, que a todos os anos repete a tradição.

Entre os grupos que estavam fazendo os tapetes que depois receberam o Santíssimo, estava o Encontro de Casais com Cristo (ECC) e a catequista Neide Aparecida Lopes comenta que fazer os tapetes é uma demonstração de carinho e fé.

Quem se emociona ao falar do momento, é Salete Peters. Ela comenta que quando a filha morava com ela, as duas vinham para a confecção dos tapetes e diz que essa tradição começa com a família. A aposentada se sente muito feliz fazendo isso todos os anos.  

Já o diretor comercial, Nilo Meinchein, lembra que quando era criança sempre quis saber como eram feitos os tapetes e hoje, como coordenador do Grupo de Encontro de Jovens Amigos (EJA), sabe como é feito e ajuda a organizar.

Não importa quem vem pela primeira vez, segunda ou milésima, pois o cansaço de acordar cedo e a dor no joelho – e na coluna – de abaixar a levantar para colocar as serragens, são gratificantes no final como comenta Jéssica Naiara Glowa, de 26 anos. “É gratificante saber que Jesus vai passar em cima”. Quem concorda com ela e diz que esse gesto de construir juntos os tapetes fortalecem a amizade, é Jeniffer da Rosa.

O pároco da matriz São Sebastião, Hélio Feuser, explica que a missa que aconteceu às 9 horas da manhã de hoje (20), foi campão, ou seja, aconteceu fora da igreja.  Ele comenta como surgiu a celebração de Corpus Christi, que é o único momento em que o Sacrário sai de dentro da igreja.

Feuser comenta que como eram muitos sacerdotes, apenas o que estava com o Santíssimo, iria passar em cima dos tapetes e para isso, é usado uma vestimenta especial para proteger a imagem santa.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Estudo mostra capacidade do cooperativismo de crédito de levar serviços financeiros a pequenos municípios

Segmento é um dos mecanismos mais eficazes para alavancar a inclusão financeira no país e levar desenvolvimento econômico às regiões mais remotas
Santa Catarina

Coronavírus em SC: Estado se mantém com a melhor gestão do Brasil da Covid-19

A taxa de letalidade pelo novo coronavírus é de 1,18% em Santa Catarina, menos de um terço da taxa nacional, que é de 3,86%
Coronavírus em SC: Estado se mantém com a melhor gestão do Brasil da Covid-19
Jaraguá do Sul

Defesa Civil inicia obras de contenção de margens de rio na João Januário Ayroso

Segundo projeção da Diretoria de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que coordena os trabalhos, esta fase da obra deverá se estender por aproximadamente um mês
Defesa Civil inicia obras de contenção de margens de rio na João Januário Ayroso
Economia

Warren recebe R$ 120 milhões em rodada de investimento

Em plena crise provocada pelo coronavírus, a corretora anuncia seu maior aporte. Valor será utilizado para deixar a experiência do cliente na plataforma ainda melhor
Warren recebe R$ 120 milhões em rodada de investimento
Ver mais de Geral