feirão de empregos
Geral

Corpo de José Alencar é velado no Palácio do Planalto

30 Mar 2011 - 17h28

O corpo do ex-vice-presidente, José Alencar, morto aos 79 anos em decorrência de câncer, começou a ser velado na manhã desta quarta-feira (30) no Palácio do Planalto.


É o primeiro velório no palácio desde a morte do presidente Tancredo Neves, em 1985. A visitação estará aberta ao público até as 23h30, segundo informou o Planalto. Na manhã desta quinta, o corpo será levado para Belo Horizonte, onde haverá outro velório.

O caixão deixou o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta das 7h. Foi transportado para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira. No trajeto entre o aeroporto e o palácio, motoristas pararam os carros na beira da pista e centenas de pessoas se aglomeraram para acenar, muitos com bandeiras do Brasil.

Assim que chegou ao Planalto, às 11h03, bombeiros retiraram o caixão do carro da corporação que transportou o corpo e o entregaram a seis cadetes das Forças Armadas, dois do Exército, dois da Marinha e dois da Aeronáutica. Os militares subiram a rampa do palácio com o caixão nos ombros até o salão destinado ao velório. Antes, houve uma salva de 21 tiros de canhão. 


De costas (à esq.), a viúva de José Alencar e o presidente em exercício, Michel Temer, aguardam a chegada do caixão com o corpo do ex-vice-presidente pela rampa do Palácio do Planalto (Foto: G1)

O presidente em exercício da República, Michel Temer, e  a mulher do ex-vice, Marisa Gomes da Silva, recepcionaram o corpo no topo da rampa de acesso ao Salão Nobre. Em seguida, começou uma missa, celebrada pelo secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa.

Ministros de Estado, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, estavam no salão à espera da chegada do caixão.

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm chegada prevista às 19h de Portugal. Eles estiveram na Universidade de Coimbra, onde Lula recebeu o título de doutor "honoris causa", que dedicou a Alencar.


Para organizar a multidão esperada para prestar homenagem ao ex-vice, foram colocadas grades de contenção ao redor da sede de governo da Presidência.

Os visitantes têm de apresentar documento de identidade e passar por detector de metais. Banheiros químicos foram instalados no estacionamento do Planalto.

O acesso a velório se dá pela rampa do Palácio do Planalto. Um cordão de isolamento será posicionado a cerca de um metro do caixão de Alencar, e os participantes do velório não poderão parar durante a caminhada no interior do palácio.

Alencar, de 79 anos, morreu às 14h41 desta terça-feira (29), em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o Hospital Sírio-Libânes, onde estava internado havia dois dias.

GLOBO.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Trecho das ruas Jorge Czerniewicz e Roberto Ziemann será interditado a partir de quinta-feira

A interdição será para instalação de rede de drenagem e o trânsito desviado pelo prolongamento da 13 de Maio
Trecho das ruas Jorge Czerniewicz e Roberto Ziemann será interditado a partir de quinta-feira
Geral

Procon SC notifica Arteris e CCR para apurar filas em pedágios

Se extrapolar o tempo de espera nas filas, as cancelas do pedágio devem ser abertas
Procon SC notifica Arteris e CCR para apurar filas em pedágios
Geral

Começa instalação de torre de energia ao lado da ponte da Barra, em Jaraguá do Sul

Estrutura deve ser concluída no mês de fevereiro
Começa instalação de torre de energia ao lado da ponte da Barra, em Jaraguá do Sul
Geral

Lunelli pede urgência na análise de projeto que cria os Parques Lineares Barriga-Verde

A proposta tem como objetivo criar uma rede de parques lineares em cidades catarinenses, voltados à prevenção de enchentes e alagamentos
Lunelli pede urgência na análise de projeto que cria os Parques Lineares Barriga-Verde
Ver mais de Geral