Geral
Contaminação no Rio Itapocuzinho volta a interromper abastecimento de água em Guaramirim
Esta é a terceira paralisação registrada nas últimas três semanas pelo mesmo motivo.
Crédito: Divulgação Nesta terça-feira (12), o abastecimento de água nos bairros Avaí, Amizade e Centro foi inicialmente suspenso devido a uma nova ocorrência de contaminação no Rio Itapocuzinho, identificada pela Águas de Guaramirim.

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no Insta, Face e YouTube
Como a captação ainda não foi retomada, a interrupção deve se estender para outros bairros ao longo do dia. Esta é a terceira paralisação registrada nas últimas três semanas pelo mesmo motivo.
Conforme a EBS, empresa responsável pela gestão do serviço, não há previsão para a captação ser retomada, já que os testes continuam apontando níveis de ferro na água acima do permitido por lei. As análises são realizadas a cada 10 minutos para monitorar a situação.
A EBS realizou coletas de amostras para emissão de laudo, enquanto a Prefeitura de Guaramirim cobra que os órgãos competentes tomem providências imediatas.
O secretário de Infraestrutura, Agricultura e Defesa Civil, Geovani Satler, reforça que “não podemos ser omissos diante de uma contaminação recorrente que está prejudicando o abastecimento de água no município”.
Denúncias anteriores já foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ministério Público e Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Na última ocorrência, registrada em 30 de julho, a Fujama realizou coleta de amostras, mas o resultado da análise ainda não foi divulgado. Como a suspeita é de que a contaminação se origina no lado de Jaraguá do Sul, a responsabilidade do acompanhamento também envolve o órgão ambiental do município vizinho.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente registrou ocorrência e reforçou o pedido para que a Fujama realize novas coletas e análises. O órgão também solicitou a presença da Polícia Ambiental no local ainda nesta terça-feira.
Histórico de alertas
Um parecer ambiental da Fujama, emitido em 2020, já apontava a provável origem do problema. Na época, foram identificados níveis elevados de metais como ferro e níquel acima do permitido, levando à interrupção da captação. O relatório indicava acúmulo de resíduos no leito de córregos que deságuam no Itapocuzinho, agravado por chuvas fortes e pela ausência de rede de esgoto na região.
A recomendação foi aprofundar os estudos e adotar medidas preventivas para preservar a qualidade da água que abastece Guaramirim. No entanto, o IMA não deu sequência às investigações.
Matérias Relacionadas
Geral
Deputado Caropreso garante R$ 2,5 milhões para o Parque Linear do Amizade em Jaraguá do Sul

Geral
Corpo de Bombeiros encerra combate a incêndio em indústria têxtil de Itajaí
O fogo começou às 15h30 de quarta-feira

Geral
Mãe de jovem que ficou paraplégico após acidente em Jaraguá do Sul faz desabafo e pede ajuda

Geral
DNA indireto garante reconhecimento de paternidade após morte do pai em Joinville
Perícia com material genético de meio-irmão indicou chance superior a 99,99% de vínculo familiar

