IRPF

Contabilista orienta sobre declaração do Imposto de Renda

Neste ano, uma das novidades é que será exigido o CPF de todos os dependentes incluídos na declaração.

12 Mar 2019 - 07h41Por Jornalismo Rádio Jaraguá
Contabilista orienta sobre declaração do Imposto de Renda -

O prazo para declarar o Imposto de Renda já começou e vai até o dia 30 de abril. De acordo com a Receita Federal, neste ano, são esperadas 30 milhões de declarações. Dentre as principais novidades na hora de encarar o Leão, está a exigência de CPF para dependentes, mesmo abaixo de 8 anos.

O contabilista e advogado, Joelmir Kuszkowski lembra que o contribuinte que obteve rendimento superior a R$ 28.559,70 em 2018 precisa fazer a declaração. Destaca também, que todos os gastos, ganhos, doações, dívidas e patrimônios do último ano – passando por casa, carro, faculdade, plano de saúde, escola dos filhos e poupança.

Quanto mais cedo a declaração for enviada, mais rapidamente o contribuinte conta com o direito à restituição irá receber o valor. Por outro lado, quem deixa para os últimos dias recebe um valor maior, devido à correção pela taxa básica de juros, a Selic, segundo a Agência Brasil.

Kuszkowski comenta sobre a Declaração do Imposto de Renda para o Microempreendedor Individual. 

Neste ano, uma das novidades é que será exigido o CPF de todos os dependentes incluídos na declaração. Em 2017, era necessário fornecer o documento apenas para crianças a partir de 12 anos. No ano passado, o CPF passou a ser exigido a partir dos oito anos. 

Para realizar a declaração, o programa gerador está disponibilizado no site da Receita Federal. Quem optar por declarar por outros dispositivos, poderá baixar o aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível para os sistemas Android e iOS.

Um total de 62.690 declarações do imposto de renda foram entregues em Santa Catarina até esta segunda-feira (11)

A Receita Federal liberou a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referentes aos exercícios de 2008 a 2018. O crédito bancário das restituições residuais para 77.749 contribuintes será realizado no dia 15 de março, totalizando o valor de R$ 220 milhões. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receita no telefone 146.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Morre sexta pessoa da mesma família por Covid-19 em SC

Mulher perdeu cinco filhos e o marido por complicações da doença em pouco mais de um mês
Morre sexta pessoa da mesma família por Covid-19 em SC
Geral

PEV de Jaraguá passa por obras de melhorias na infraestrutura

Localizado na Rua Leocádio Osmar Rodrigues, no bairro Vila Lenzi (próximo à Arena), o PEV consiste em uma alternativa de descarte de resíduos diferenciados, que não são recolhidos nas coletas convencional e seletiva
PEV de Jaraguá passa por obras de melhorias na infraestrutura
Geral

Recicla Day CDL acontece neste sábado, em Jaraguá

Além de incentivar a conscientização em relação ao lixo e seu descarte adequado, a iniciativa vai recolher itens variados
Recicla Day CDL acontece neste sábado, em Jaraguá
Geral

Estágio oportuniza colocar em prática o que jovens aprendem em sala de aula

Jaraguá do Sul tem 61 vagas de estágio ofertadas pelo IEL
Estágio oportuniza colocar em prática o que jovens aprendem em sala de aula
Ver mais de Geral