IRPF

Contabilista orienta sobre declaração do Imposto de Renda

Neste ano, uma das novidades é que será exigido o CPF de todos os dependentes incluídos na declaração.

12 Mar 2019 - 07h41Por Jornalismo Rádio Jaraguá

O prazo para declarar o Imposto de Renda já começou e vai até o dia 30 de abril. De acordo com a Receita Federal, neste ano, são esperadas 30 milhões de declarações. Dentre as principais novidades na hora de encarar o Leão, está a exigência de CPF para dependentes, mesmo abaixo de 8 anos.

O contabilista e advogado, Joelmir Kuszkowski lembra que o contribuinte que obteve rendimento superior a R$ 28.559,70 em 2018 precisa fazer a declaração. Destaca também, que todos os gastos, ganhos, doações, dívidas e patrimônios do último ano – passando por casa, carro, faculdade, plano de saúde, escola dos filhos e poupança.

Quanto mais cedo a declaração for enviada, mais rapidamente o contribuinte conta com o direito à restituição irá receber o valor. Por outro lado, quem deixa para os últimos dias recebe um valor maior, devido à correção pela taxa básica de juros, a Selic, segundo a Agência Brasil.

Kuszkowski comenta sobre a Declaração do Imposto de Renda para o Microempreendedor Individual. 

Neste ano, uma das novidades é que será exigido o CPF de todos os dependentes incluídos na declaração. Em 2017, era necessário fornecer o documento apenas para crianças a partir de 12 anos. No ano passado, o CPF passou a ser exigido a partir dos oito anos. 

Para realizar a declaração, o programa gerador está disponibilizado no site da Receita Federal. Quem optar por declarar por outros dispositivos, poderá baixar o aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível para os sistemas Android e iOS.

Um total de 62.690 declarações do imposto de renda foram entregues em Santa Catarina até esta segunda-feira (11)

A Receita Federal liberou a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referentes aos exercícios de 2008 a 2018. O crédito bancário das restituições residuais para 77.749 contribuintes será realizado no dia 15 de março, totalizando o valor de R$ 220 milhões. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receita no telefone 146.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral