Joaçaba Pneus
Geral

Consumidor tem direito de exigir testes para conferir a qualidade do combustível

Postos de combustíveis são obrigados a ter um aviso ao cliente sobre a possibilidade de testar gratuitamente a qualidade dos produtos quando for solicitado

25 Mar 2019 - 18h00Por Sérgio Luiz
Consumidor tem direito de exigir testes para conferir a qualidade do combustível -

Apesar da informação ser desconhecida pela maioria dos consumidores, os postos de combustíveis são obrigados a ter um aviso ao cliente sobre a possibilidade de testar gratuitamente a qualidade dos produtos quando for solicitado. 
 
No caso da gasolina, o consumidor pode pedir para verificar o aspecto visual do combustível, que precisa estar límpido e variar de incolor a amarelo. Também pode solicitar exames da densidade relativa e do teor de álcool anidro, que deve ser de 25%. A tolerância é de 1 ponto percentual para cima ou para baixo.

No caso do álcool hidratado (usado como combustível), o motorista pode pedir os testes de massa específica, teor alcoólico e aspecto visual. Deve ser sempre incolor. 

Já o óleo diesel precisa ser amarelo-escuro, e o cliente também pode exigir um teste de densidade relativa. Caso o posto se recuse a fazer os testes, o consumidor deve procurar a unidade do Procon Municipal para registrar a reclamação. 

Em Jaraguá do Sul, de acordo com a diretora do Procon, Samira Leutprecht, se houver alguma solicitação para averiguar a qualidade do combustível, é chamado um técnico da Agência Nacional do Petróleo (ANP), para fazer os testes necessários.

Ainda segundo o Código de Defesa do Consumidor, os postos também precisam ter um informativo sobre qual combustível é mais vantajoso, etanol ou gasolina. E todo estabelecimento deve informar claramente o preço, o peso, a composição, a quantidade, nocividade e a origem dos produtos.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Organizadores divulgam Festival de Cinema na Câmara 

O Festival conta com mostras competitivas de várias categorias como curta metragem, longa metragem, tanto em documentário quanto ficcional ou animação.
Saúde

Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá

Apenas atividades físicas individuais, com uso de máscara, estão permitidas nesse período, sem a permanência nos parques
Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá
Economia

Programa Juro Zero libera mais de R$ 2 milhões em dois meses

Programa de Microcrédito Municipal atende micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e autônomos
Programa Juro Zero libera mais de R$ 2 milhões em dois meses
Geral

Fiscais interditam estabelecimento por descumprir regra sanitária

A fiscalização terá continuidade nos próximos dias e os estabelecimentos noturnos (restaurantes, lanchonete, bares e similares) que não estiverem adequados, serão penalizados com as interdições
Ver mais de Geral