Caraguá
Votação

Consulta popular recebe apoio de vários jaraguaenses

01 Out 2016 - 16h24


Com 20 urnas instaladas em vários pontos de Jaraguá do Sul, ocorre neste sábado (1), o PlebiSul - consulta popular onde as pessoas, através do voto, dizem se são a favor ou contra a separação dos três estados do Sul do restante do país. Na urna instalada próximo ao Fort Atacadista, dos cerca de 400 votos computados até o meio dia, 98% diziam ser favoráveis ao movimento.



O publicitário e empresário Fernando de Almeida Cavalcanti, 32 anos, é favorável a separação. No seu entendimento, não se trata de separar ricos e pobres. "Mas uma forma de recomeçar", disse. "Com uma estrutura nova da para mudar a forma política de se trabalhar, como está, não dá para continuar", avalia.



Claudinei Pulguerque, 36 anos, funcionário da WEG Energia, é gaúcho de Três Passos, ele também é favorável a separação. E diz que os três estados são autossuficientes, mas a riqueza gerada não fica na região. Ele encontrou nesse movimento uma forma de protestar. "Estamos trabalhando para sustentar outras regiões. Isso tem que acabar", diz.



Para o presidente do PlebiSul em Jaraguá, Ivan Barabach, o importante é as pessoas demostrarem seu posicionamento através do voto, independente da opção. Como a maioria dos votantes são favoráveis,  fica difícil saber quantos são contrários. "Alguns apenas xingam, mas não votam. O que precisamos saber é se temos ou não apoio da maioria", afirma.

Em cada local de votação há um presidente de urna, um secretário e um mesário. A votação que começou às 8h segue até 17h, nas capitais o término do processo será às 20h, e o término de todo o processo está previsto para às 21h.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Cooper reforça compromisso ambiental no Dia da Árvore

Foram distribuídas 13 mil mudas de flores e de árvores frutíferas
Cooper reforça compromisso ambiental no Dia da Árvore
Geral

Encontrado corpo de jovem que desapareceu na praia do Ervino 

O rapaz, natural de Jaraguá do Sul, entrou no mar com outros amigos, mas foi puxado pela correnteza e acabou submergindo
Encontrado corpo de jovem que desapareceu na praia do Ervino 
Geral

Núcleo das Cervejarias comemora desempenho de marcas de Jaraguá em evento mundial

O concurso ocorreu em Londres e divulgou a lista de vencedoras deste ano, com quatro cervejarias catarinenses entre as premiadas, somando 14 rótulos diferentes
Núcleo das Cervejarias comemora desempenho de marcas de Jaraguá em evento mundial
Economia

Prefeitura de Guaramirim abre Portal do Emprego

Iniciativa disponibiliza sistema online para que empresas cadastrem vagas em aberto e público em geral consulte as disponíveis
Prefeitura de Guaramirim abre Portal do Emprego
Ver mais de Geral