transito
Secretaria de Educação de Guaramirim

Consulta médica pro mesmo dia

26 Set 2018 - 23h00
Seu Mario Alves da Silva, 70 anos, mecânico industrial aposentado, procurou a Unidade Básica de Saúde Dr. Érico Jacobson, no Jaraguá 84, na manhã desta quarta-feira por causa de uma dor de cabeça que tem sentido nos últimos dias. Ao chegar na unidade, se apresentou à recepcionista do posto e logo passou pela triagem com uma técnica de enfermagem. A seguir, foi chamado pela enfermeira Tatiane Derner Guareschi, para a consulta de enfermagem. Durante a consulta, seu Mario explicou que vem sentindo uma dor de cabeça, com ardência, na região da testa, sempre que fecha os olhos ou quando dorme; também relatou ter zumbido no ouvido. Tatiane quis saber desde quando a dor de cabeça incomodava seu Mario, se estava tomando algum medicamento e observou que na triagem foi aferida a pressão 17x10, muito alta. A glicemia, também examinada na triagem, deu 92 mg/dL, dado que não preocupou a enfermeira.  

“Seu Mario, o senhor está com a pressão muito alta. O zumbido no ouvido e a dor de cabeça podem ser consequência dessa pressão alta. O senhor vai fazer um ‘Mapa’ para monitorar a pressão todos os dias, manhã, tarde e noite e anotar nesse mapa a data, hora, a aferição da pressão e se, naquele momento, estava com dor de cabeça ou zumbido no ouvido. Você pode vir todos os dias até a unidade para medir, para fazermos o acompanhamento aqui. Vou encaminhá-lo ao médico agora, para que ele o examine e veja o tratamento que já pode ser iniciado nesse momento”, explicou a enfermeira Tatiane. Seu Mario foi recebido pelo médico clínico geral José Carlos Borges Nunes, que está no posto 40 horas semanais, para a imediata avaliação. O médico, no computador, já teve acesso ao relato e ao dados antropométricos do paciente.


Assim está sendo o atendimento no posto de saúde do bairro Jaraguá 84, desde o início das atividades, na segunda-feira. Nos dois primeiros dias de funcionamento, 36 pacientes foram atendidos na unidade, 32 deles precisaram passar pelo médico. De acordo com a enfermeira, a maioria dos pacientes apresentou problemas de hipertensão, diabetes e pediu testes e exames de gravidez. No caso de gestação ou suspeita de gestação, a enfermeira é a responsável pela primeira consulta, pois ela tem autonomia para pedir, entre outros, exame de gravidez beta, hemograma, tipagem sanguínea, ultrassonografia, receitar ácido fólico e sulfato ferroso, facilitando os primeiros passos do acompanhamento pré-natal. Quando a gestante vem para a segunda consulta, com o médico, já tem os exames em mãos, agilizando o acompanhamento previsto no SUS.

De acordo com o secretário de Saúde, Dalton Fischer, esse novo tipo de atendimento, que amplia a atuação clínica da enfermeira, será implantado, aos poucos, em todas as unidades de saúde de Jaraguá do Sul. A previsão é que no início do ano que vem a implantação já esteja acontecendo em todas as unidades.


O posto de saúde do bairro Jaraguá 84 fica na Rua Herbert Baumann, nos fundos da Escola Luiz Gonzaga Ayroso. A abrangência do atendimento da unidade é o bairro Jaraguá 84 e parte do bairro Jaraguá 99.
 

Matérias Relacionadas

Geral

Trabalhador morre após cair de oito metros de altura em Guaramirim

Homem fazia serviços elétricos quando caiu de um andaime.
Trabalhador morre após cair de oito metros de altura em Guaramirim
Geral

Celesc divulga relação de documentos esquecidos na Unidade de Jaraguá do Sul

Confira a lista
Celesc divulga relação de documentos esquecidos na Unidade de Jaraguá do Sul
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Paguei a multa, mas recebi a notificação de Suspensão da CNH, por que?

O pagamento da multa é apenas uma das diversas penalidades que a infração de trânsito pode trazer
Paguei a multa, mas recebi a notificação de Suspensão da CNH, por que?
Ver mais de Geral