transito
GERAL

Conselho regulamenta serviços de auxiliar veterinário

11 Mar 2019 - 08h52Por Fabio Brito

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicará duas resoluções nesta terça-feira (12), com a finalidade de regulamentar a profissão e os cursos de auxiliares de veterinário, delimitando a atuação desses profissionais, que estão restritos a exercer atividades de apoio, assistência e acompanhamento do trabalho do médico veterinário. Com a medida, o CFMV quer minimizar os riscos à sociedade e reduzir eventuais processos éticos-disciplinares.

O auxiliar veterinário, profissional próximo ao que seria um técnico de enfermagem na medicina humana, é uma das formações e cargos que mais crescem no Brasil nessa área. Isso por causa da grande quantidade de clínicas e hospitais e ao desenvolvimento do mercado, que visualizam nesse profissional um aliado para dar apoio e rapidez ao atendimento.

No entanto, sem a regulamentação, a formação dos auxiliares estava sendo alvo de críticas, porque muitas escolas, segundo o CFM, vinham oferecendo cursos sem base técnica específica ou sem veterinário responsável. "É uma oportunidade de regulamentar os cursos e as atividades, trazendo para a legalidade e qualificando a formação profissional de quem apoia o serviço do médico veterinário", diz o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.

Será facultativo à entidade promotora do curso requerer o cadastro perante o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), mas a nova resolução exige que os conteúdos sejam ministrados por médico veterinário, devidamente registrados nos conselhos regionais, tenham um responsável técnico, e que a carga horária mínima seja de 120 horas para os conteúdos em sistema de ensino presencial. O texto determina ainda treinamento prático, supervisionado por veterinários, com carga mínima de 80 horas. Somente os auxiliares egressos dos cursos cadastrados poderão se inscrever no CRMV e ter carteira de profissional.

Os auxiliares que se registrarem, assim como os veterinários, estão sujeitos à responsabilização ético-disciplinar, bem como responderão civil, administrativa e criminalmente no exercício da profissão.

Para o veterinário Eduardo Pacheco, diretor do Hospital Veterinário Santa Inês, que é referência em atendimentos emergenciais, a decisão é de grande importância. "O auxiliar consegue adiantar processos e melhorar a qualidade de atuação do veterinário. A resolução melhora a qualidade técnica desses profissionais, reduzindo cursos que não tinham condições de atuar no mercado." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Ver mais de Geral