Delivery Much
GERAL

Conpresp abre estudo de tombamento de condomínio da Vila Mariana, em SP

02 Mai 2019 - 16h04Por Priscila Mengue

O Conjunto Residencial Santa Cruz teve a abertura de estudo de tombamento aprovada na segunda-feira, 29, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). Os predinhos datam dos anos 40 e ficam localizados na Rua José Brás de Queiroz, na Vila Mariana, zona sul da capital paulista.

A decisão implica em um "tombamento provisório" dos imóveis enquanto é realizado o estudo. Após a conclusão, o levantamento é apresentado para o Conpresp, que precisará decidir pela preservação definitiva dos bens. Durante esse período, qualquer intervenção deverá ser previamente autorizada pelo conselho e analisada pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH).

O condomínio é formado por 44 prédios de apartamentos de três andares e dois imóveis institucionais, todos projetos pelo engenheiro-arquiteto Marcial Fleury de Oliveira. Originalmente, o lote tinha outras três edificações. Parte dos imóveis já estava em estudo de tombamento desde 2016.

O conjunto é hoje conhecido também como Condomínio Santa Cruz. Segundo o conselho, os prédios foram erguidos para abrigar trabalhadores do setor bancário e associados do extinto Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Bancários (IAPB). "(O condomínio) é testemunho de uma etapa de pensamento e prática da produção de moradia voltada aos trabalhadores urbanos, que teve lugar entre o final da década de 1930 e a primeira metade da década de 1960", diz resolução do Conpresp.

A resolução do Conpresp destaca ainda "as qualidades urbana, ambiental e do projeto arquitetônico" do condomínio, "que se destaca na paisagem local pela originalidade e qualidade de sua implantação, associada ao urbanismo moderno".

Em abril, o conselho também aprovou a abertura do estudo de tombamento de um conjunto de sobrados da Vila Mariana, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves. A decisão ocorreu após um movimento de moradores contra a iminente demolição da vila.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Deslizamentos de terra danificam imóveis em Jaraguá

Três casas tiveram danos ocasionados por deslizamentos. Além disso, houve registros de quedas de árvores e outras ocorrências sem gravidade.
Deslizamentos de terra danificam imóveis em Jaraguá
Geral

Participe dos grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Pelo aplicativo você tem acesso às notícias mais importantes a qualquer momento
Participe dos grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá
Geral

Norma de pesagem é revisada e caminhoneiro pagará menos, diz ministro

Segundo ele, peso por eixo será substituído e tolerância, ampliada
Saúde

Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas

O grupo fará uma doação para o programa Unidos Contra a Covid-19 no valor de R$ 1,6 milhão, referente a uma usina de produção de oxigênio, que deverá dar suporte aos hospitais públicos da região
Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas
Ver mais de Geral