dengue
Congresso de Direito Eleitoral

Congresso de Direito Eleitoral segue com inscrições gratuitas abertas

29 Jun 2016 - 11h56

O evento é gratuito e acontecerá no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site da ALESC.


O Congresso é promovido pelo TRE-SC, pela Comissão de Direito Eleitoral da Seccional da OAB/SC e pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O evento tem o propósito de reunir os mais renomados profissionais para discutir temas do Direto Eleitoral, da Reforma Política e das novas regras das Eleições 2016, visando a atualização nessas áreas.

Primeiro dia do evento

O discurso de abertura do evento será feito pelos representantes dos Órgãos que estão promovendo o Congresso:o presidente da seccional da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, o presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, e o presidente da ALESC, deputado Gelson Luiz Merísio.

Na manhã do primeiro dia (7), o destaque ficará por conta da conferência do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Admar Gonzaga Neto. Já durante o período vespertino, acontecerão três palestras. A primeira será sobre a temática “A Propaganda Eleitoral nas Eleições 2016”, ministrada pelo desembargador substituto Luiz Felipe Siegert Schuch e pelos advogados Gabriela Rollemberg e Mauro Antônio Prezotto.

O assunto deve versar sobre a figura do pré-candidato, que foi incluída pela Lei n. 13.165/2015, também conhecida como Reforma Eleitoral. Nas eleições deste ano, os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, desde que não haja pedido explícito de voto.

A segunda palestra da tarde será ministrada pelo ex-ministro substituto do TSE, Joelson Dias, pela professora Eneida Desiree Salgado e pela advogada Katherine Schreiner, e abordará a temática “Cláusula de Desempenho e Democracia interna dos Partidos Políticos”. O objetivo é ressaltar a importância do papel das agremiações partidárias no pleito e dos eleitores conhecerem a ideologia política dos partidos, por meio dos seus estatutos – norma interna que rege sua organização e funcionamento.

A última palestra da quinta-feira (7) tratará sobre ilícitos eleitorais, cassação de mandato e a judicialização das eleições e será ministrada pela vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, e pelos advogados Ruy Samuel Espíndola e Marcos Fey Probst. Para encerrar o dia, o jornalista e advogado Moacir Pereira, em conferência, falará sobre a “Imprensa e o Processo Eleitoral”, dando ênfase para o papel da imprensa na fiscalização do processo eleitoral.

Segundo dia do evento

Na sexta-feira (8), o destaque será a conferência “A Justiça Eleitoral e as Eleições 2016” do ministro do TSE, Henrique Neves. Uma segunda conferência faz parte da programação neste dia: “Ética na Política”, ministrada pelo Presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ), doutor Cesar Luiz Pasold.


Além disso, mais cinco palestras completam o evento. A primeira delas será apresentada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Adircélio Ferreira, e pelos advogados Marilda Silveira e Luiz Magno Bastos Junior. O tema da palestra será improbidade e inelegibilidade, dando foco para as condenações dos Tribunais de Contas e para as condutas dos candidatos que podem gerar essas penalidades. A palestra ministrada pelo advogado Anderson Alarcon, pelo ex-procurador do TRE-SC, André Bertuol, e pelo presidente da ACADE, Alexandre Canella, também abordará as condutas que são vedadas aos administradores públicos e aos candidatos.

Financiamento de campanha e prestação de contas é assunto da palestra da servidora do TRE-SC Denise Schlickmann e dos advogados José A. Machado e Ana Cláudia Santano, enfocando as mudanças inseridas pela Reforma Eleitoral, principalmente no que diz respeito à proibição do financiamento de campanha por pessoas jurídicas (empresas). Na prática, isso significa que as campanhas eleitorais deste ano serão financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário.

“Convenções, Registro e Impugnação de Candidatura”, ministrada pela juíza do TRE-SC, Ana Blasi, pelo ex-juiz do TRE-SC, Márcio Vicari, e pelo advogado Alexandre Barcelos, e o “O Novo CPC e seu reflexo no Processo Judicial Eleitoral”, pela advogada Karina Kufa, pelo juiz do TRE-SC, Fernando Faria, e pelos advogados Luiz Pereira e Rodrigo de Abreu concluem a programação.

Confira a programação completa no site da ALESC.
 

Matérias Relacionadas

Geral

DJ Impermeabilizante passa a oferecer tintas imobiliárias, industriais e revestimentos

Empresa de Jaraguá do Sul promove reinauguração no próximo sábado (21), na Ilha da Figueira
 DJ Impermeabilizante passa a oferecer tintas imobiliárias, industriais e revestimentos
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Fort Atacadista doa verba para ONG de proteção animal durante inauguração de loja em Rio do Sul

Entrega de cheque à entidade ocorreu na véspera da inauguração da nova unidade da rede, localizada no bairro Canta Galo; abertura da loja movimentou a região nesta quarta-feira (18) 
Fort Atacadista doa verba para ONG de proteção animal durante inauguração de loja em Rio do Sul
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nesta quarta-feira (18)
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral