dengue 2
Saúde

Confirmado primeiro caso de Gripe A em Jaraguá do Sul

15 Jun 2012 - 11h27

Foi confirmado nesta quinta-feira o primeiro caso de Gripe A em Jaraguá do Sul, neste ano. Trata-se de uma paciente de 12 anos que está internada no Hospital São José desde domingo (10) com febre, tosse, calafrios, dores musculares e dificuldade de respirar. A paciente está recebendo a medicação Tamiflu desde segunda-feira e passa bem. Neste ano o município monitorou outros seis casos suspeitos, que foram descartados, e tem um paciente de 13 anos que também está internado e aguarda o resultado do exame do Laboratório Central em Florianópolis. Os casos anteriores de H1N1 aconteceram em 2009, quando foi caracterizada uma pandemia da doença em todo o mundo. Em 2009 Jaraguá do Sul monitorou 325 casos da doença, dos quais 175 foram confirmados. Quatro pessoas morreram devido à doença. Em Guaramirim dois casos suspeitos foram descartados, Massaranduba também foi descartado o único caso suspeito da doença.


Com a confirmação do primeiro caso em Jaraguá do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância de estar atento aos principais sintomas da doença, que são: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Em caso de algum desses sintomas, a população deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica. Havendo um diagnóstico médico nos primeiros dias do aparecimento da doença, o tratamento pode ser simples e a recuperação do paciente mais rápida.

Nesta sexta-feira ocorre em Blumenau um encontro com os prefeitos do Vale do Itajaí, secretários de desenvolvimento regional e representantes da Secretaria Estadual e Ministério da Saúde. A reunião irá debater as ações a serem tomadas para a prevenção contra a gripe A

Até a tarde de ontem, o ex-prefeito de Massaranduba, Davio Leu, segue internado na UTI do Hospital Blumenau, mas apresenta melhora significativa e deve ser transferido para um quarto ainda nesta semana. A suspeita dele estar com Gripe A foi descartada. Segundo os familiares, Leu fez uma cirurgia para retirada de um pequeno câncer de pele em abril deste ano, mas o que o levou ao hospital agora, foi um pneumonia dupla. Quem também segue em recuperação é o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Durval Vasel, por problemas decorrentes da diabetes.

(JANICI DEMETRIO)

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral