GERAL
Confira pescados que você pode comer sem culpa ambiental
Já pensou que o peixe escolhido para a ceia da Sexta-Feira Santa pode prejudicar ecossistemas ou até mesmo contribuir para a extinção da espécie? Um estudo da ONG WWF-Brasil, publicado neste mês, listou dezenas de pescados que não são recomendáveis para consumo e, por isso, devem ser evitados à mesa. Para quem quer comer sem culpa, o melhor é abrir mão de atum, camarão e, é verdade, do bacalhau.
O Guia de Consumo Responsável de Pescado avaliou espécies de pesca e de aquicultura, a criação em cativeiro. A análise foi feita por consultoria independente e, entre as informações, considerou estoque, técnica de pesca e sustentabilidade das principais espécies consumidas no Brasil. Quanto menos agressivas ao ecossistema, por exemplo, melhor a pontuação.
O resultado é devastador. De 35 espécies, só oito foram consideradas "recomendáveis" e ganharam "sinal verde" da WWF-Brasil, que elaborou um sistema semelhante ao de faróis de trânsito para classificar os pescados. No amarelo, ficaram seis deles, incluindo a tilápia. Os outros 21 estão na categoria vermelha, destinada a espécies ameaçadas por sobrepescas ou cultivadas de forma ecologicamente incorreta.
"Atualmente, estima-se que 80% dos recursos pesqueiros do País estão sendo explorados além de sua capacidade natural de regeneração", diz o estudo. "Em outras palavras, peixes e outros frutos do mar estão sendo capturados em uma taxa superior à que conseguem se reproduzir, o que pode levar a um colapso da pesca no Brasil."
A ONG, no entanto, faz uma observação. Embora seja prudente evitar o consumo de pescados classificados no vermelho, alguns produtores possuem certificação de sustentabilidade que respeita regras internacionais, afirma. "Recomendamos, preferencialmente, o consumo de produtos certificados para estimular e incentivar cada vez mais a produção sustentável."
Confira a lista:
Vermelho: "Evite"
01. Bacalhau-do-Atlântico
02. Bacalhau-do-Pacífico
03. Albacora-branca
04. Albacora-laje
05. Atum-big-eye
06. Budião-azul
07. Camarão-pata-branca
08. Camarão-rosa
09. Camarão-lixo
10. Corvina
11. Dourado
12. Lagosta-espinhosa
13. Pargo
14. Piramutaba
15. Polvo
16. Salmão-do-Atlântico
17. Sardinha-verdadeira
18. Surubim ou Pintado
19. Tainha
20. Truta arco iris
21. Tubarão-azul
Amarelo: Consuma com moderação
22. Tilápia
23. Polaca
24. Panga
25. Castanha
26. Bonito-listrado
27. Caranguejo-uçá
Verde: "Recomendado"
28. Salmão-rosa
29. Salmão-chum
30. Salmão-sockeye
31. Mexilhão
32. Mexilhão chileno
33. Ostra-do-Pacífico
34. Ostra-do-mangue
35. Vieira

Matérias Relacionadas
Geral
É proibido andar embarcado em bicicleta no Calçadão e Praça Central de Jaraguá alerta Prefeitura
Foram instaladas placas orientativas sobre a proibição da circulação de bicicletas, sob pena de multa. A circulação só poderá ocorrer com os condutores desembarcados ou nos locais apropriados para estes veÃculos

Geral
Primeira casa enxaimel de Jaraguá do Sul será tombada como patrimônio histórico
Também foi aprovado a retirada do imóvel do local e será colocada em outro terreno

Geral
[FOTOS] Corupá contabiliza estragos causados por temporal no fim da tarde de domingo (23)
Dados da Defesa Civil, apontam para aproximadamente 40mm de chuva em pouco mais de 20 minutos, com rajadas de ventos de 80 a 90 KM/h.Â
![[FOTOS] Corupá contabiliza estragos causados por temporal no fim da tarde de domingo (23)](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/03/imagem-do-whatsapp-de-2025-03-24-as-112608-adbfbc60.jpg?a=CC&v=002)
Geral
IPTU de Jaraguá do Sul tem data de pagamento prorrogada até o dia 10 de abril
Esta data vale para para pagamentos à vista (com desconto de 10%) ou primeira parcela. Guias já estão disponÃveis para baixar no site da Prefeitura e aplicativo Jaraguá na Mão
