dengue
Geral

Confira os horários das celebrações de Corpus Christi nas Paróquias da microrregião

A data é considerada uma das mais importantes do calendário da Igreja Católica, já que celebra a Eucaristia

29 Mai 2024 - 11h20Por Janici Demetrio
Confira os horários das celebrações de Corpus Christi nas Paróquias da microrregião - Crédito: Reprodução / Arquivo Matriz São Sebastião Crédito: Reprodução / Arquivo Matriz São Sebastião

Nesta quinta-feira (29), os católicos comemoram o dia de Corpus Christi, expressão que significa “Corpo de Cristo”. A data é considerada uma das mais importantes do calendário da Igreja Católica, já que celebra a Eucaristia (Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus), instituída na Última Ceia.

A festa de Corpus Christi foi regulamentada oficialmente no ano de 1264 pelo Papa Urbano IV, com uma procissão em Ouviedo, na Itália. A partir daí, passou a ser comemorada todos os anos. Ela ocorre sempre 60 dias depois da Páscoa, na segunda quinta-feira após o Domingo de Pentecostes.

No Brasil, o Corpus Christi não é um feriado nacional, mas sim ponto facultativo. Apesar disso, cada cidade tem liberdade para decretar a data como feriado municipal. 

A celebração é marcada por procissões e missas em todo o País. As procissões acontecem nas ruas, que geralmente são decoradas com tapetes coloridos, feitos com serragem e outros elementos, dentre eles sal, areia e flores naturais. Estes tapetes têm um significado especial, pois representam o caminho por onde o Corpo de Cristo deverá passar durante a procissão, além de manifestar a adoração dos fiéis a Cristo.

Nas cidades da microrregião, as Paróquias e Comunidades estão preparando comemorações especiais para esta data. Em Jaraguá do Sul, por exemplo, algumas Igrejas terão almoço comunitário em celebração a este dia.

Veja abaixo a programação de Corpus Christi das Paróquias de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá.

JARAGUÁ DO SUL

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO – CENTRO: A confecção dos tapetes vai iniciar às 5h. A missa acontecerá às 9h, com procissão em seguida.

PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU – ÁGUA VERDE: A confecção dos tapetes começará às 4h, a missa também será às 9h e logo após vai ocorrer a procissão. Haverá almoço com galeto na comunidade. O cartão pode ser adquirido antecipadamente.

PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO – AMIZADE: A confecção dos tapetes iniciará às 5h, já a missa começará às 9h e logo após ocorrerá a procissão.

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS – CENTENÁRIO: A confecção dos tapetes vai começar às 6h. A missa vai iniciar às 10h, com procissão em seguida e feijoada às 11h30. O cartão para a feijoada pode ser adquirido de forma antecipada na secretaria da Paróquia ou com as pastorais. 

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA – ILHA DA FIGUEIRA: A missa será às 9h30. Haverá procissão em seguida e macarronada às 11h.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – NEREU RAMOS: A missa acontecerá às 9h no ginásio da Escola Euclides da Cunha, em seguida vai acontecer a procissão até a Paróquia.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – BARRA DO RIO CERRO: A missa será às 8h e a procissão em seguida até o Noviciado Nossa Senhora de Fátima. Comunidades dos bairros próximos também irão participar.

Na Comunidade Santo Estêvão também haverá missa às 8h e logo após procissão nas proximidades da Capela, com participação de igrejas do entorno.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças convida, quem puder, a levar 1kg de alimento para o Projeto Pastoral da Comunidade, que deverá ser entregue no momento do ofertório.

GUARAMIRIM

PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS – CENTRO: A programação começa com a confecção dos tapetes às 5h e missa às 9h, seguida da procissão.

PARÓQUIA SANTOS ANJOS DA GUARDA – AVAÍ: A confecção dos tapetes também vai iniciar às 5h e a missa da manhã acontecerá às 10h. Também haverá missa à noite, às 19h30.

PARÓQUIA SÃO PEDRO ALCÂNTARA – GUAMIRANGA: A missa será às 9h30 e a procissão em seguida. A partir das 11h, haverá feijoada mediante retirada no sistema drive-thru. O cartão para a feijoada pode ser adquirido na secretaria da Paróquia ou com os coordenadores.
 
SCHROEDER

PARÓQUIA SÃO VENDELINO – CENTRO: A confecção dos tapetes vai ter início às 5h, com missa às 9h e procissão em seguida. Também haverá missa à noite, às 19h30.

MASSARANDUBA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – GUARANI-MIRIM: A confecção dos tapetes vai iniciar às 5h. Já a missa acontecerá às 8h e em seguida, a procissão.

CORUPÁ

PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ – CENTRO: A confecção dos tapetes começará às 5h. A missa será às 9h, com procissão em seguida.

Texto Rafaella Klebber com supervisão de Janici Demetrio

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Matérias Relacionadas

Trânsito

Rocha se desprende e fecha temporariamente a subida do Molha, em Jaraguá do Sul 

Defesa Civil e Secretaria de Obras liberaram a passagem ainda na tarde desta segunda-feira (24)
Rocha se desprende e fecha temporariamente a subida do Molha, em Jaraguá do Sul 
Geral

Quantos pontos posso ter na CNH?

Confira as regras!
Quantos pontos posso ter na CNH?
Saúde

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado nesta segunda
Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar
Geral

ACIJS comemora com associados e comunidade 86 anos de compromisso com Jaraguá do Sul

Para celebrar os 86 anos, a ACIJS promove nesta segunda-feira (24), edição especial do Encontro Empresarial com palestra de Hilton José da Veiga Faria, ex-diretor de Recursos Humanos da WEG
ACIJS comemora com associados e comunidade 86 anos de compromisso com Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral