dengue 2
Jornal da Jaraguá

Confira as notícias deste sábado do Jornal da Jaraguá

26 Nov 2016 - 11h14
_ Morre aos 90 anos Fidel Castro, ex-presidente de Cuba

_ Geddel pede demissão e é o sexto ministro a deixar governo Temer

_ Base defende Temer e oposição fala em crime de responsabilidade

_ Brasil perde 2,8 milhões de postos de trabalho em 2015

_ Schroeder é destaque na geração de emprego na região

_ Dermatologistas promovem mutirão de combate ao câncer neste sábado em Jaraguá.

_ Prefeitos Dieter e Lunelli recebem Sindicato dos Servidores

_ NA SEGURANÇA:

_ Incêndio destrói casa de madeira no Rio Cerro II, nesta madrugada

_ NO ESPORTE:

_ Com pés no chão Palmeiras enfrenta Chape e pode conquistar título

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR O DIA BEM INFORMADO ESTÁ AQUI...

 

SÁBADO, 26 DE NOVEMBRO DE 2016

Dia do Ministério Público

 

PREVISAO DO TEMPO

Neste sábado (26), a região Sul do País vai ter tempo parcialmente nublado a nublado com previsão de chuva em todos os estados. Os termômetros vão variar de 12 a 34 graus.

Em Curitiba, a temperatura mínima vai ser de 15 graus e a máxima de 26. Em Florianópolis, os termômetros vão variar entre 19 e 24 graus e em Porto Alegre, mínima de 17 graus e máxima de 33. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Marilene de Lima informa a previsão para o Estado 

[jwplayer mediaid="304662"]

 

INTERNACIONAL

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu às 22h29 da noite desta sexta-feira (25), aos 90 anos, na capital Havana. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV estatal cubana.

"Com profunda dor é que compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz", disse Raúl Castro.

Raúl disse que o corpo de Fidel Castro será cremado. Informações sobre o funeral serão divulgadas em breve.

As últimas imagens de Fidel Castro são do dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. Antes, ele foi visto em um ato público foi no dia 13 de agosto, por ocasião da comemoração de seu 90º aniversário, em um evento no Teatro Karl Marx, em Havana.

Na noite de 31 de julho de 2006, Fidel Castro surpreendeu Cuba e o mundo com o anúncio de que cedia o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, depois de sofrer hemorragias. Foi a primeira vez que saiu do poder.

Sem revelar qual doença o afetava, Fidel admitiu que esteve à beira da morte. Perdeu quase 20 quilos nos primeiros 34 dias de crise, passou por várias cirurgias e dependeu por muitos meses de cateteres.

 

- Transporte sustentável é foco de debate na ONU

- Candidata do Partido Verde pede recontagem de votos em Estado dos EUA. Jill Stein arrecadou dinheiro necessário para verificar votos em 3 Estados onde Trump venceu

- Maduro atribui julgamento de sobrinhos nos EUA a 'ataques do imperialismo'

- Furacão Otto deixa nove mortos e destruição na Costa Rica e Nicarágua

 

ESTADUAIS

- VIOLÊNCIA DO TRÁFICO

Oficiais de justiça pedem ações contra ameaças em áreas perigosas da Capital

Servidores chegam a ser submetidos a revistas "gerais" por criminosos

- NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Audiência pública sobre BRT ocorre segunda-feira

O edital será apresentado neste que será o último encontro sobre o assunto

- EM FLORIANÓPOLIS

Motorista que atropelou 3 pessoas será levado a júri

Empresário responderá por homicídio e outras duas tentativas de homicídio

- Celesc vai custear 60% da instalação de sistema de energia solar em casas. Cerca de 1 mil consumidores poderão participar do projeto em 2017

- Fraude em expedição de alvarás em Laguna é denunciada pelo MP-SC. Ex-secretário de Planejamento Urbano, Rodolfo Michels Godinho é apontado como organizador do esquema

- Operação Blackmail - Vereador João Carlos Gonçalves permanece com salário suspenso após sair da prisão em Joinville

- Acordão entre poderes tenta regularizar pedaladas de Colombo. Aumento dos repasses para Tribunal de Justiça e Ministério Público faz parte de pacote que reconhece dívidas geradas pela operação que repassou dinheiro de impostos da Celesc ao Fundo Social

- Udesc aplica provas do vestibular de verão em nove cidades neste domingo. Neste ano, 12.305 candidatos disputam 1.281 vagas

- O Estado de Santa Catarina obteve medida judicial que possibilita a realização do credenciamento de empresas de fabricação e lacração de placas de identificação de veículos automotores. Atendendo ao pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o desembargador do Tribunal de Justiça Cid Goulart suspendeu, esta semana, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Estado e o Ministério Público, em 2006, que exigia a realização de licitação para selecionar as empresas, além de limitar o número de prestadores desse serviço.

ECONOMIA

- Brasil perde 2,8 milhões de postos de trabalho em 2015.

[jwplayer mediaid="304668"]

 

- Santa Catarina registrou, pela terceira vez seguida, um saldo positivo de empregos. Em outubro, houve 1.267 contratações a mais que demissões no Estado, revelou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho.

Foi o quarto melhor saldo do país em um mês no qual apenas oito unidades da federação registraram saldos acima de zero. Ainda assim, foi o segundo pior mês de outubro desde 2003; o pior foi registrado no ano passado, com menos 4475 postos de trabalho. Também foi um número mais tímido que o observado em setembro (3.550 ) e em agosto (3.014).

No ano, o saldo de empregos em SC ainda é negativo (-5.254), assim como nos 12 meses imediatamente anteriores a outubro (-47.026). No país, o resultado foi mais uma vez negativo, de menos 74.748 postos, pior que em setembro (-39.282), sendo que os piores resultados foram do Rio de Janeiro e de São Paulo.

—Os números refletem o fato de que a produção industrial não está reagindo como se esperava. Temos números bons em têxtil, calçados, mas não está como deveria para esta época do ano. No entanto, ainda é o setor com melhor desempenho, disparado, no Estado - diz Glauco José Côrte, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

 

- Renda do trabalhador cai 5%, diz pesquisa. Rendimento de todos os trabalhos passou de R$ 1.950 para R$ 1.853

- Black Friday: saiba o que fazer em caso de problemas nas compras

[jwplayer mediaid="304670"]

NACIONAIS

- Base defende Temer e oposição fala em crime de responsabilidade.

[jwplayer mediaid="304672"]

Em almoço com integrantes da cúpula do PSDB nesta sexta-feira, 25, em Brasília, o presidente Michel Temer não descartou a possibilidade de ter sido gravado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero. “O Temer comentou da possibilidade de ter sido gravado por Calero. E lamentou o episódio”, afirmou um dos tucanos presente no encontro.  “Ele tentou não transparecer, nem tocou diretamente nos motivos da saída do Geddel, mas percebia-se ali um clima de tensão”, disse um outro integrante do PSDB, sob condição de anonimato.

Em meio às conversas, segundo relatos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tentou amenizar o clima lembrando que “não é fácil ser presidente”.  Temer e FHC sentaram lado a lado na mesa do almoço e também se reuniram a sós pouco antes de iniciarem a refeição.

Após conversar com o ex-presidente, Temer também teve uma conversa “ao pé de orelha” com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

A refeição foi acompanha por vinhos de São Joaquim (SC) levados pelo líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC). “Estou tentando convencer o presidente de que os vinhos catarinenses são melhores”, brincou Bauer. No brinde feito antes do início do almoço, Temer agradeceu o apoio do partido e elogiou a atuação dos atuais ministros do PSDB no governo.

O almoço realizado no Palácio do Alvorado ocorreu poucas horas depois de Geddel Vieira Lima ser exonerado da Secretaria de Governo.

 

O presidente Michel Temer disse a pelo menos dois ministros que vai vetar qualquer proposta que chegue ao Palácio do Planalto propondo ampla anista para o caixa 2. Ele vetaria uma iniciativa dos parlamentares que altera o teor do pacote anticorrupção encaminhado ao Congresso pelo Ministério Público, com a assinatura de dois milhões de pessoas. “O presidente Temer considera inaceitável e não sancionaria uma lei com anistia ampla, geral e irrestrita, porque acha que seria esbulhar a vontade expressa por milhões de brasileiros”, disse ao Estado o ministro da Defesa, Raul Jungmann, um dos que ouviu de Temer, nas últimas horas, a sua disposição de vetar a proposta. “Por mim, não passará”, assegurou Temer, segundo Jungmann.

 

OUTROS DESTAQUES PELO PAÍS NESTA MANHÃ:

- Ministro da Justiça diz que está verificando se existe gravação entre Calero e Temer. Calero pediu demissão do Ministério da Cultura e informou à PF que teria sido "enquadrado" pelo presidente para dar resolução a pedido do ex-ministro Geddel Vieira Lima

- Após recomendação de Janot, Supremo encerra inquérito contra Roseana. Investigação não conseguiu confirmar denúncia de propina feita pelo delator Paulo Roberto Costa

- Audiência da Lava-Jato é marcada por nova discussão entre Moro e advogados de Lula. Defesa do ex-presidente contestou perguntas feitas pelos procuradores do MPF às testemunhas

- Celular de Rodrigo Maia é divulgado em grupos do WhatsApp para pressionar contra anistia ao caixa 2. Apesar das dezenas de mensagens recebidas durante o dia, deputado não está pensando em mudar de número

SAÚDE

- Dia de Combate ao Câncer de Pele tem ações em várias cidades

AGROTÓXICOS - Anvisa divulga alimentos que apresentam maior risco de contaminação. Foram avaliados cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes

 

NOTAS REGIONAIS

Schroeder é destaque na geração de emprego na região

De acordo o Ministério do Trabalho, Schroeder fechou outubro com saldo positivo de 23 vagas de emprego, enquanto que Corupá, Guaramirim, Jaraguá e Massaranduba tiveram saldo negativo. Foram 120 admissões e 97 demissões em Schroeder no mês passado.

A indústria foi o setor que mais abriu vagas em Schroeder no último mês, foram nove. Em seguida vem a construção civil com seis e o comércio com cinco.

Conforme levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, entre janeiro e outubro, foram criadas 82 vagas de emprego naquele município.

Em Jaraguá do Sul, o cenário é diferente. O mês de outubro encerrou com 186 postos de trabalho fechados. Foram 1.427 admissões e 1.613 demissões. A indústria de transformação foi o setor que mais fechou vagas em Jaraguá, foram 121. Seguido do serviço com 39, construção civil com 26 e comércio com duas vagas. Entre janeiro e outubro, foram fechados 2.189 postos de trabalho na cidade.

Corupá, Guaramirim e Massarabuba também tiveram saldo negativo no último mês. Em Guaramirim foram 16 postos fechados e em Corupá e Massaranduba foram 23 em cada. Conforme os dados do Caged, divulgados na quinta-feira (24), entre janeiro e outubro deste ano, a microrregião fechou 2.223 vagas de trabalho.

Por outro lado, Santa Catarina contratou mais do que demitiu em outubro deste ano. Foram 69.505 admissões e 68.238 desligamentos – um saldo de 1.267 vagas formais, o que torna Santa Catarina o quarto estado do país na geração de empregos formais, com taxa positiva de 0,06%.

A secretária adjunta de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação e economista, Reginete Pancineri, desta que, se comparado o saldo de outubro de 2015 com outubro deste ano, houve uma recuperação e, por isso, o Estado está com saldo positivo mais uma vez.

Os setores da economia que tiveram melhor desempenho em outubro foram o comércio e a agropecuária. Em outubro, o crescimento foi de 3,70% na agropecuária. “No setor, houve retomada e superação do nível de emprego formal em comparação com 2015 em razão da ampliação de negócios na região em pelo menos quatro vezes”, explica a economista. Já o comércio teve crescimento de 0,37% de acordo com o Caged. A retomada de vagas formais em outubro de 2016 pode ser explicada pelas festas de fim de ano e proximidade da temporada de verão.

 

Papai Noel desembarca no Jaraguá do Sul Park Shopping

Milhares de pessoas prestigiaram a chegada do papai noel no Jaraguá do Sul Park Shopping na noite de sexta-feira (25).

O encontro do público com o Papai Noel aconteceu no piso L3, às 20h. Depois da entrada triunfal, os visitantes podem acompanhá-lo enquanto fez o acendimento oficial das luzes e da decoração natalina. Neste ano, ela conta com cascata de luzes e uma orquestra de ursos com show animatrônico de hora em hora.

O trono do Papai Noel ficará no piso L1. O ‘bom velhinho’ atenderá as crianças, diariamente, até o dia 24 de dezembro.

Além do Papai Noel, também desembarcaram no Jaraguá do Sul Park Shopping, nesta sexta-feira, supermáquinas que são sonhos de consumo para a maioria das pessoas. Até domingo (27) os clientes podem conferir a Garage Experience, iniciativa que espalhou pelo empreendimento veículos das marcas Ferrari, Audi, Land Rover e Jaguar, além de jet-skis e quadriciclos.

 

Comércio de Jaraguá e Guaramirim aberto até as 17h

Neste sábado (26) o comércio de rua de Jaraguá do Sul e Guaramirim atenderá até as 17 horas. Este será o segundo sábado do mês com horário de atendimento estendido nos dois municípios. A iniciativa tem como intuito atender a consumidores que preferem ir às compras com mais calma e não têm tempo durante a semana.

 

Black Friday

Lojistas da região de diversos segmentos apostam na campanha “Black Friday”, criada nos Estados Unidos e importada para o Brasil, para aliviar a crise econômica que atinge o comércio. As promoções chegam a dar descontos de até 70%.

Em Jaraguá do Sul, a campanha iniciou nesta sexta-feira (25), com incentivo da Câmara de Dirigentes Lojistas. Serão dois dias de ofertas especiais.

E assim, o comércio começa a entrar no clima natalino, uma vez que, a partir do próximo sábado (3) inicia o horário especial de natal nos municípios da microrregião.

Multifeira 2016 prossegue neste fim de semana na Arena Jaraguá

Prossegue neste sábado e domingo na Arena Jaraguá a Multifeira 2016. Neste ano com novidades, além de confecção, calçados e acessórios haverá expositores de estofados, decoração, fitness, livros, produtos importados do México, entre outro.

A Multifeira é organizada pela Episteme Eventos que, há mais de 12 anos, é especializada no mercado de feiras. Conforme a diretora da Episteme, Márcia Alberton, um dos diferenciais da feira são as promoções que podem chegar até 70% de desconto.

[jwplayer mediaid="304676"]

Para este ano, estima-se um público de aproximadamente 10 mil pessoas.

Nesta sexta-feira (25) o atendimento será das 18h às 22h. No sábado (26) das 9h às 21h e no domingo (27) 9h às 19h.

 

Dermatologistas promovem mutirão de combate ao câncer neste sábado em Jaraguá.

[jwplayer mediaid="304680"]

Matérias Relacionadas

Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena

Confira os números sorteados
Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena
Geral

Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos

Como de costume, ocorre nesta quarta-feira (17) na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, missas pela beatificação do religioso
Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos
Ver mais de Geral