dengue
Confiança

Confiança e endividamento melhoram, mas consumo tem retomada lenta em SC

13 Fev 2017 - 12h56
Os dados econômicos do primeiro mês de 2017 apontam para a retomada gradual da confiança dos consumidores e empresários em Santa Catarina. Em janeiro, os três indicadores apurados pela Fecomércio SC mostraram desempenhos positivos em relação ao mesmo período do ano passado: o índice de confiança do empresário do comércio subiu 19,8%, o percentual de endividados caiu de 62,5% para 57,5% e o consumo, impactado pelo baixo acesso ao crédito e o alto desemprego, teve crescimento tímido de 0,7%.

Confiança

A perspectiva de um ambiente econômico menos desfavorável em 2017 mantém o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) acima dos 100 pontos. No último mês, SC registrou um avanço expressivo (105,8) na comparação com o início do ano passado (88,3), mas recuou em relação a dezembro (107,2).

“Esta queda interrompeu uma sequência de sete altas consecutivas, causadas principalmente pela expectativa de dissipação das incertezas em relação à recuperação do mercado de trabalho e do volume de vendas. Também pesa nesta percepção a morosidade no andamento da agenda de reformas propostas pelo governo, que poderão trazer um cenário mais estável e, consequentemente, mais seguro para investimentos”, afirma Luciano Córdova, economista da Fecomércio SC.

O subíndice que reflete as condições atuais do empresário apresentou alta de 1,0% no mês e 47,2% no ano. Os números relativos aos investimentos no comércio subiram 0,1% no mês e 6,4% no ano. Por outro lado, a expectativa- que leva em conta o cenário futuro da economia, do setor e das empresas- caiu 3,2% no mês, embora tenha acumulado crescimento de 18,8% no ano.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral