Delivery Much
GERAL

Conama aprova catalisadores para motos com 20 mil quilômetros de uso

26 Abr 2019 - 17h52Por Equipe AE

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou, na última terça-feira, 23, por uma diferença de apenas um voto (36 a 35), resolução determinando que os catalisadores usados por motocicletas, com velocidade máxima de 130 km/hora, tenham uma durabilidade de apenas 20 mil quilômetros de rodagem a partir de 2023.

Ambientalistas, o governo paulista e a própria Cetesb queriam catalisadores mais eficientes, com prazo mínimo de vida de 35 mil km.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), Carlos Bocuhy, conselheiro do Conama e que participou da reunião, a entidade entrará com representação no Ministério Público Federal (MPF) contra essa decisão.

Ele relatou que outros integrantes do Conama, como as fabricantes de motos, outros segmentos da indústria e do governo, foram contra essa proposta.

"A decisão manterá a atual situação de poluição atmosférica, prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população", afirma Bocuhy.

De acordo com ele, as motos rodam no Brasil 12 mil km em média por ano. Em dois anos, portanto, os catalisadores perdem a sua função, caso se utilize o modelo defendido pela indústria e fabricantes. O custo da adaptação das motos para catalisadores com duração de 60 mil km (considerado o ideal) seria de apenas entre U$ 30 e U$ 50 para os produtores, segundo o presidente do Proam.

A frota de motocicletas no Brasil hoje é de mais de 26 milhões de unidades, conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

"O País tem atualmente, segundo estimativas, mais de 20 milhões de motos com catalisadores inoperantes, lançando o total da poluição na atmosfera, já que a duração do equipamento é inferior a dois anos", diz o ambientalista.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Guaramirim terá quatro apresentações culturais nesta semana

Todas as apresentações são no formato online, em respeito às medidas de combate ao coronavírus
Geral

Vulcão Etna entra em erupção na Itália

Fenômeno foi visível na parte leste da Sicília
Geral

INSS: prova de vida de aposentados é suspensa até fevereiro

Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União
INSS: prova de vida de aposentados é suspensa até fevereiro
Geral

Defesa Civil alerta para risco de deslizamento de terra em Jaraguá

Durante a madrugada, uma árvore caiu sobre uma casa, no bairro Tifa Monos, após um deslizamento de terra
Defesa Civil alerta para risco de deslizamento de terra em Jaraguá
Ver mais de Geral