SAMAE

Comunidade conhece o Samae

03 Mar 2017 - 13h20
Comunidade conhece o Samae -

A ação faz parte da programação do Dia Mundial da Água – 22 de Março - comemorado neste mês.

Antes da visita a Estação de Tratamento de Água (ETA), participaram de breve exposição sobre a autarquia que tem o objetivo de operar, manter, conservar e explorar os serviços de água potável e de esgotos sanitários em Jaraguá do Sul, além de uma palestra sobre “Tratamento de Água/Esgoto e Reservação”. Entre os números apresentados, a quantidade de ligações de água que chega a 42 mil e de esgoto a 27 mil. Em extensão de redes, a da água tem 720 km e esgoto 390 km


Já em relação ao índice de cobertura dos serviços, a cidade está acima da média nacional e estadual. Na cobertura de água Jaraguá do Sul tem 99,8%, Santa Catarina 97,1% e o Brasil 93%. Em relação ao esgoto, a diferença é ainda maior. Jaraguá do Sul possui 80% da Coleta e tratamento, Santa Catarina 18% e o país 37,5%. Neste sentido, o Samae vem cumprindo com sua missão que é “contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população de Jaraguá do Sul, prestando serviços de excelência relacionados ao abastecimento de água e esgotamento sanitário com sustentabilidade econômica e socioambiental”.

O diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, ressalta que “este é um mês importante para nós que cuidamos deste alimento e preservar a água, é uma ação que temos que fazer e passar para nossos filhos e netos esta consciência”.

O intuito das visitas é oportunizar a população para que reflitam o quanto é necessário preservar este bem natural. “Estamos no mês da água e esta ação visa criar uma conscientização ambiental nas pessoas, demonstrando as consequências que o uso desenfreado dos recursos naturais pode causar para o meio ambiente e, assim, para a qualidade de vida da população”, afirmou Alessandra Stinghen, responsável pela gestão ambiental do Samae. Alessandra disse ainda que a visitação ao Samae busca dar transparência nos serviços prestados para a população e oportuniza conhecer mais a fundo as atividades da autarquia e a qualidade no processo de tratamento e abastecimento de água.


O geógrafo e professor de geografia, Felipe H. D. Oliveira, que participou da primeira visita comentou que essa abertura de portas que o Samae realiza é um importante momento para saber de onde vem à água que sai da nossa torneira e assim valorizar este rio e os trabalhos desenvolvidos para o tratamento de água e esgoto que colocam Jaraguá do Sul em destaque. “Essa ação também é uma aula de educação ambiental”, enalteceu.

As visitas acontecerão nas quintas-feiras de março. A primeira aconteceu em 02 de março e as demais estão agendadas para os dias 09, 16, 23 e 30/03. O horário da recepção dos interessados é 17h30. As vagas são limitadas até 15 pessoas por dia de visitação e as inscrições devem ser realizadas através do e-mail alessandra@samaejs.com.br ou pelo telefone 2106-9113.

Matérias Relacionadas

Geral

Mesmo antes da primavera aumentam ocorrências envolvendo serpentes em Jaraguá

Somente nos últimos dias foram resgatados 10 espécimes, sendo quatro delas, jararacas e coral-verdadeira, que são cobras peçonhentas
Mesmo antes da primavera aumentam ocorrências envolvendo serpentes em Jaraguá
Geral

Finalizada a revitalização da Gruta Nossa Senhora Aparecida em Corupá

Local é considerado um dos principais atrativos do turismo religioso do município,
Finalizada a revitalização da Gruta Nossa Senhora Aparecida em Corupá
Geral

Morre Leonir de Araújo, dono do Smurfs Lanches de Jaraguá

O sepultamento será nesta quarta-feira (15), às 16h.
Morre Leonir de Araújo, dono do Smurfs Lanches de Jaraguá
Geral

Lunelli faz importante doação aos bombeiros de Corupá

Com novo caminhão, corporação tem suporte local maior para atendimento de incêndio de médio ou grande porte
Lunelli faz importante doação aos bombeiros de Corupá
Ver mais de Geral