Geral
Como manter sua família hidratada e saudável nas férias e no verão
Verão é sinônimo de praia, piscina, férias e muita água. Porém, com a estação também chegam as doenças típicas desta época do ano, como diarreias e viroses, causadas por bactérias, vírus e parasitas. No Brasil, mais de 20 mil pessoas morrem por ano de doenças causadas pela ingestão de água contaminada, segundo a Organização Mundial de Saúde. O problema é agravado durante o verão, com o aumento das chuvas, enchentes e do calor, que nos leva a consumir mais líquidos. Por isso, é importante estar sempre atento à qualidade da água para se manter hidratado e saudável e garantir a diversão nas férias.
"Beber sempre água purificada, livre de bactérias, vírus e parasitas, é uma ação de extrema importância para que as férias possam ser curtidas pela família sem dor de cabeça", explica Kátia Nakau, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento de Pureit, da Unilever. "É importante ainda estar atento à água utilizada para cozinhar, já que ela também precisa ser purificada e segura para o consumo."
Algumas recomendações para curtir as férias e o verão com a saúde em dia:
- Para garantir que a água que chega até sua casa está própria para o consumo, use um purificador que garanta a remoção de vírus e bactérias. Se for viajar, tente levar com você seu purificador. Atualmente há, no mercado, equipamentos de alta tecnologia que são estações de tratamento de água portáteis e que não demandam manutenção e possuem fácil instalação, auxiliando o transporte.
- Usar apenas água purificada no preparo da alimentação da família.
- A recomendação é que crianças entre 1 e 3 anos bebam 1,3 litros por dia. As de 4 a 8 anos, devem ingerir 1,7 litros diariamente.
- Para adultos, a recomendação é a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia.
- O corpo não consegue "estocar" toda a água ingerida. O líquido é eliminado diariamente pelo suor, pela urina, pelas fezes e consumido em outras funções do corpo. Por isso, é necessário repor a água constantemente.
- Limpar a caixa d'água com regularidade.
- Na praia, evite consumir alimentos muito perecíveis.
- Na praia, manter lanches caseiros em recipientes bem tampados e abrigados do sol; quando o alimento necessitar de refrigeração, mantê-los dentro de caixas isotérmicas abastecidas com gelo.
- Não consumir alimentos que tiveram contato com água da enchente.
- Lavar panos para secar utensílios e superfícies que foram atingidos pela enchente, antes de usar.