dengue 2
Geral

Comitiva do Panamá vem ao Brasil incentivar empresários a investirem no país

21 Fev 2013 - 18h11

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebeu ontem, dia 20, a visita de uma comitiva do Panamá, liderada pela presidente da Federação das Indústrias Panamenhas, Ainda Maduro, que veio ao Brasil incentivar empresários a investirem no País da América Central.   Aida Maduro aproveitou a oportunidade para apresentar algumas vantagens que empresas estrangeiras podem ter ao se instalarem no Panamá. "Nós oferecemos incentivos fiscais importantes. Além disso, as empresas instaladas no país podem usufruir dos diversos acordos bilaterais que temos com várias nações, o que facilitaria a exportação e a conquista de novos mercados por parte dessas empresas", afirma Aida. Para exemplificar, ela lembra que o Panamá tem acordos comerciais com Chile, Peru, Estados Unidos, Republica Dominicana, União Europeia, entre outros.   Já para a nação da América Central, o grande objetivo é buscar não somente grandes empresas, mas também as pequenas e médias que possam oferecer know-how - tecnologia e conhecimento técnico - para desenvolver a mão de obra local e criar novos empregos. "O Brasil tem muito a oferecer para o Panamá no que diz respeito ao conhecimento técnico de suas empresas. Interessa-nos desenvolver mais em nossa nação o conhecimento. Desde produtos manufaturados, micro componentes, até tecnologia médica", afirma Ainda Maduro, lembrando que como regra, para cada estrangeiro que for trabalhar no Panamá, a empresa deve contratar 10 panamenhos. A regra não vale para cargos de conhecimentos específicos, em que o Panamá não oferece mão de obra especializada.   Outra iniciativa importante para estreitar as relações com outros países, como o Brasil, foi ter criado áreas com incubadoras para as empresas. "As indústrias que quiserem se instalar em nosso país não necessitam de um sócio panamenho nem há exigência de valor mínimo de investimento inicial". Contudo, se a empresa for varejista, deve ter sociedade com um empresário do Panamá que atue no ramo.  


A delegação panamenha foi recebida por Sidnei Docal, gerente executivo da São Paulo Chamber of Commerce (órgão de comércio exterior da entidade), e por seu diretor, Farid Murad.

Sobre a ACSP A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 117 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado da pequena e média empresa, dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no País.   

Sempre ao lado do empreendedor, a ACSP dispõe, além do seu prédio central, de 15 sedes distritais que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam manter o foco nos problemas de cada região e nas soluções para cada caso.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral