dengue
Geral

Comitê de Desenvolvimento Regional define linhas de atuação no Vale do Itapocu

Na reunião foram discutidos aspectos que compõem o perfil do profissional desejado por setores econômicos identificados pelo comitê regional

10 Mar 2020 - 14h51Por Da Redação

O Comitê de Desenvolvimento Regional do Vale do Itapocu realizou nesta terça-feira (10) reunião para discutir quais os perfis de profissionais que o mercado necessita na região.

Uma das ações estratégicas do comitê, o encontro reuniu representantes de indústrias e de instituições que atuam na área da educação profissional e integram um dos grupos de trabalho formados quando da criação do CDR em 2019.

Segundo o gerente regional do SESI e SENAI, Jefferson Galdino, uma das atribuições do núcleo setorial é aproximar a indústria da academia. Na reunião foram discutidos aspectos que compõem o perfil do profissional desejado por setores econômicos identificados pelo comitê regional, com diagnóstico que depois de validado no conselho estratégico formado por grandes lideranças da região passa a uma etapa de planejamento de cursos e outras capacitações formatadas pelas instituições de ensino da região.

“Serão pensados cursos alinhados às características da indústria regional, na perspectiva de ver as necessidades do mercado não só a partir das demandas atuais e sim a médio e longo prazos”, acentua Jefferson Galdino.

Ele entende que a partir das definições do grupo de trabalho, haverá a otimização e alinhamento de ementas com as matrizes econômicas predominantes na região, mas posicionando estas iniciativas de acordo com as potencialidades de mercados que estão evoluindo, como é o caso de Jaraguá do Sul em áreas como eficiência energética e mobilidade elétrica. Outros dois setores apontados são o têxtil, que concentra 20% do valor adicionado de impostos no Vale do Itapocu, e de bioengenharia, com projetos voltados à manutenção de equipamentos biomédicos, além da área de TI que requer uma atenção por atuar também no suporte a todas as cadeias produtivas da indústria, onde os especialistas entendem haver constante demanda por qualificação.

Estes encontros passam a ser constantes, assinala o gerente regional do SESI e SENAI, na medida em que foram identificadas 9 das principais rotas empresariais no âmbito da Amvali. Com base na estruturação do Comitê de Desenvolvimento Regional - Conselho Estratégico,  Comitê Setorial e Núcleo de inovação – os trabalhos terão como foco, além da qualificação profissional da mão de obra, também a atratividade a novos investimentos e no fomento à pesquisa e inovação.

Alinhada a esta visão, a atuação do SESI e do SENAI também passam a ter uma abrangência que prevê a integração com outras unidades, como é o caso do Planalto Norte, na gestão compartilhada de cursos e projetos que fortaleçam setores como o da indústria moveleira e de agronegócios, ativos economicamente expressivos em municípios como São Bento do Sul e Mafra, por exemplo. “Já temos parcerias com cursos de pós-graduação e a partir das demandas da indústria regional este trabalho poderá ser ampliado para outras capacitações, trazendo para Jaraguá do Sul, por exemplo, a expertise do setor de móveis”, observa Jefferson.    

O vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itapocu, Célio Bayer, acentua a importância da parceria com outros municípios como uma demonstração de esforço pela melhoria do desempenho do setor produtivo catarinense. O empresário lembra que a criação do comitê foi fundamental para a continuidade ao PDIC – Programa de Desenvolvimento da Indústria Catarinense, lançado em 2012 pela FIESC com o objetivo de apontar os setores produtivos mais promissores de Santa Catarina e definir rotas de crescimento.

Foram identificados, com base em pesquisas, 16 segmentos de maior potencial a serem estudados como potenciais de incremento por regiões. Na etapa seguinte, com a participação de universidades, instituições de pesquisas, e entidades que representam as categorias econômicas, foram realizados estudos e painéis, com a definição de rotas estratégicas de acordo com as vocações em todo o estado. “Na região foram estabelecidas como prioridades 9 setores que agora passam a merecer uma dedicação no sentido de definirmos meios para que se desenvolvam alinhados às exigências do mercado”, afirma Célio Bayer.

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Ver mais de Geral