vacina
Geral

Comissão vota Lei Geral da Copa em meio a crise entre governo e Fifa

06 Mar 2012 - 13h20

A votação do texto-base da Lei Geral da Copa na comissão especial da Câmara dos Deputados acontece na tarde desta terça-feira (6) em meio a uma crise entre o governo brasileiro e a Federação Internacional de Futebol (Fifa).


A polêmica começou após a divulgação na sexta (2) de que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que o Brasil precisava de "chute no traseiro", na tradução feita por agências de notícias, por conta da demora para votação da Lei Geral. Depois, em carta enviada ao governo brasileiro nesta segunda (5), ele explicou que a expressão em francês utilizada, "se donner un coup de pied aux fesses", significa apenas "acelerar o ritmo".

Após a divulgação da declaração, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, convocou a imprensa no sábado (3) dizendo que o governo brasileiro não mais aceitaria Valcke como interlocutor para questões relacionadas à Copa de 2014. No mesmo dia, Valcke rebateu dizendo que a resposta do Brasil foi "infantil".

Nesta segunda, o governo enviou pedido oficial para Fifa para afastar Valcke das negociações com o Brasil. Mais tarde, chegou a carta com pedido de "desculpas" pela declaração.

"Infelizmente essa expressão foi traduzida para o português utilizando palavras muito mais fortes. Portanto, gostaria de pedir desculpas ao senhor e também a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida", afirma Valcke, na carta.

Votação anulada
A votação da Lei Geral, que contém uma série de exigências da Fifa para realização do Mundial, realizada na última terça (28) foi anulada e será repetida. Segundo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, houve desrespeito ao regimento interno da Casa.

A reunião da comissão especial da última terça ocorreu simultaneamente à sessão de votação do plenário da Câmara, o que não é permitido pelo regimento. Desse modo, o projeto será novamente apreciado antes da votação dos 10 destaques (propostas de alteração) à matéria. Dois destaques apresentados são polêmicos e propõem proibir a venda de bebidas alcoólicas nos jogos do Mundial.


A previsão do governo é de que a votação da Lei Geral da Copa no plenário da Câmara ocorra na terceira semana de março.

Reações
As declarações de Valcke provocaram reações por parte de autoridades brasileiras. O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, chamou Valcke de "vagabundo". "O interlocutor (da Fifa) já está riscado. Esse cara é um vagabundo! (...) É um boquirroto. Ele não criou um problema para nós: criou um problema para a Fifa", desabafou Garcia, que está acompanhando a presidente Dilma Rousseff em viagem à Alemanha.

O presidente da Comissão Especial da Lei Geral da Copa na Câmara, deputado federal Renan Filho (PMDB-AL), classificou como "insultuosas" as críticas. O presidente da Câmara, Marco Maia, por sua vez, disse que a declaração de Valcke merecia um "chute de volta".

GLOBO.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral