Trem

Comissão do trem define estratégias

26 Ago 2016 - 14h10


Ele assumiu a função nesta semana e destaca que o grupo de trabalho atuará em quatro eixos: saúde pública, mobilidade urbana, transposição da malha ferroviária e competências e responsabilidades. Até o fim deste ano, a comissão deverá ter mapeados estudos de impacto de cada uma das diretrizes temáticas para definir as ações futuras.


O grupo pretende ter dados concretos, por exemplo, sobre qual o impacto que o derramamento de grãos causa no entorno da ferrovia. “Sabemos que os grãos que caem dos vagões servem de alimento para roedores e que, para diminuir a proliferação deles será necessário acabar com a comida”, defende.

Levantamento inicial aponta que cada composição da Rumo/ALL tranca entre sete a 11 minutos cada passagem de nível na cidade, período em que o trânsito fica parado. Este é o principal efeito na mobilidade urbana. “Em Corupá, por exemplo, o problema é maior, já que existe o pátio de manobras”, explica.

Desde 2008 estudando formas de minimizar os impactos da passagem do trem, o engenheiro destaca que, atualmente, seriam necessários oito viadutos de transposição da ferrovia para evitar os transtornos ao trânsito. São cinco em Jaraguá do Sul, dois em Guaramirim e um em Corupá.


Por fim, a comissão quer descobrir de quem são as competências e responsabilidades sobre a ferrovia e a faixa de domínio da mesma. “Hoje, existem 11 passagens de nível em Jaraguá do Sul, no entanto, nenhuma funciona e ninguém sabe ao certo de quem é a responsabilidade por isso. Precisamos acabar com esse jogo de empurra”, destaca. “Só teremos resultado com o envolvimento das prefeituras da região”, finaliza.

A comissão voltará a se reunir no próximo dia 30, às 18h, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral