Imobiliária Coralli
Trem

Comissão do trem define estratégias

26 Ago 2016 - 14h10
Comissão do trem define estratégias -


Ele assumiu a função nesta semana e destaca que o grupo de trabalho atuará em quatro eixos: saúde pública, mobilidade urbana, transposição da malha ferroviária e competências e responsabilidades. Até o fim deste ano, a comissão deverá ter mapeados estudos de impacto de cada uma das diretrizes temáticas para definir as ações futuras.

Poliomelite


O grupo pretende ter dados concretos, por exemplo, sobre qual o impacto que o derramamento de grãos causa no entorno da ferrovia. “Sabemos que os grãos que caem dos vagões servem de alimento para roedores e que, para diminuir a proliferação deles será necessário acabar com a comida”, defende.

Levantamento inicial aponta que cada composição da Rumo/ALL tranca entre sete a 11 minutos cada passagem de nível na cidade, período em que o trânsito fica parado. Este é o principal efeito na mobilidade urbana. “Em Corupá, por exemplo, o problema é maior, já que existe o pátio de manobras”, explica.

Desde 2008 estudando formas de minimizar os impactos da passagem do trem, o engenheiro destaca que, atualmente, seriam necessários oito viadutos de transposição da ferrovia para evitar os transtornos ao trânsito. São cinco em Jaraguá do Sul, dois em Guaramirim e um em Corupá.


Por fim, a comissão quer descobrir de quem são as competências e responsabilidades sobre a ferrovia e a faixa de domínio da mesma. “Hoje, existem 11 passagens de nível em Jaraguá do Sul, no entanto, nenhuma funciona e ninguém sabe ao certo de quem é a responsabilidade por isso. Precisamos acabar com esse jogo de empurra”, destaca. “Só teremos resultado com o envolvimento das prefeituras da região”, finaliza.

A comissão voltará a se reunir no próximo dia 30, às 18h, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

Matérias Relacionadas

Geral

Servidores do Samae morrem em acidente durante manutenção em poço de rede de esgoto

Acidente ocorreu na tarde deste sábado (31)
Economia

Varejo deve crescer até 3% em novembro puxado pela Black Friday

Previsão é da FecomercioSP
Varejo deve crescer até 3% em novembro puxado pela Black Friday
Mundo

Nasa anuncia descoberta de água em estado líquido na Lua

Descoberta pode ajudar em futuras missões de longa duração
Nasa anuncia descoberta de água em estado líquido na Lua
Geral

Cristo Redentor será restaurado para celebração de 90 anos

Reforma será feita em parceria com instituições de ensino e pesquisa
Cristo Redentor será restaurado para celebração de 90 anos
Ver mais de Geral