105 Ouça
Trem

Comissão do trem define estratégias

26 Ago 2016 - 14h10
Comissão do trem define estratégias -


Ele assumiu a função nesta semana e destaca que o grupo de trabalho atuará em quatro eixos: saúde pública, mobilidade urbana, transposição da malha ferroviária e competências e responsabilidades. Até o fim deste ano, a comissão deverá ter mapeados estudos de impacto de cada uma das diretrizes temáticas para definir as ações futuras.


O grupo pretende ter dados concretos, por exemplo, sobre qual o impacto que o derramamento de grãos causa no entorno da ferrovia. “Sabemos que os grãos que caem dos vagões servem de alimento para roedores e que, para diminuir a proliferação deles será necessário acabar com a comida”, defende.

Levantamento inicial aponta que cada composição da Rumo/ALL tranca entre sete a 11 minutos cada passagem de nível na cidade, período em que o trânsito fica parado. Este é o principal efeito na mobilidade urbana. “Em Corupá, por exemplo, o problema é maior, já que existe o pátio de manobras”, explica.

Desde 2008 estudando formas de minimizar os impactos da passagem do trem, o engenheiro destaca que, atualmente, seriam necessários oito viadutos de transposição da ferrovia para evitar os transtornos ao trânsito. São cinco em Jaraguá do Sul, dois em Guaramirim e um em Corupá.


Por fim, a comissão quer descobrir de quem são as competências e responsabilidades sobre a ferrovia e a faixa de domínio da mesma. “Hoje, existem 11 passagens de nível em Jaraguá do Sul, no entanto, nenhuma funciona e ninguém sabe ao certo de quem é a responsabilidade por isso. Precisamos acabar com esse jogo de empurra”, destaca. “Só teremos resultado com o envolvimento das prefeituras da região”, finaliza.

A comissão voltará a se reunir no próximo dia 30, às 18h, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

GNet

Matérias Relacionadas

Economia

Começa a Compra Premiada em Guaramirim

Ação vai distribuir R$ 42 mil em prêmios
Começa a Compra Premiada em Guaramirim
Geral

Navegantes não terá a Navegay em 2022

No ano passado, na 42ª edição, cerca de 200 mil pessoas aproveitaram a festa.
Navegantes não terá a Navegay em 2022
Saúde

Posto de Saúde do João Pessoa terá Farmácia Básica a partir de quarta-feira

Unidade terá os mesmos medicamentos oferecidos nas outras quatro farmácias básicas do município
Posto de Saúde do João Pessoa terá Farmácia Básica a partir de quarta-feira
Geral

Fujama captura maior espécie de cobra do Norte de SC em Jaraguá

Cobra tem cerca de um metro
Fujama captura maior espécie de cobra do Norte de SC em Jaraguá
Ver mais de Geral